domingo, 2 de maio de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 24 Anos da Morte de Paulo Freire

📚🖤📚 🧐 📚🖤📚

✝️😭⚰️ Há exatamente 24 anos o Brasil perdia um dos principais nomes da Pedagogia Educacional. Morria no hospital Albert Einstein, às 6h53, de parada cardíaca após um infarto, o ilustríssimo PAULO FREIRE aos 75 anos. Freire era um dos mais respeitados intelectuais brasileiros. Doutor "honoris causa" por 28 universidades, o criador da "Pedagogia do Oprimido", método de alfabetização de adultos utilizado no Brasil e em vários outros países.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE). Ingressou aos 22 anos na Faculdade de Direito de Recife. Durante o curso, começou a dar aula no Colégio Oswaldo Cruz, onde havia estudado na adolescência. Entre 1947 e 1954, trabalhou no Serviço Social da Indústria (SESI) como diretor do setor de educação e cultura. Superintendente da instituição de 1954 a 1957, foi no SESI que ele tomou contato com a educação de adultos. Em 1956, foi nomeado membro do Conselho Consultivo de Educação do Recife e em 1961, diretor da Divisão de Cultura e Recreação do Departamento de Documentação e Cultura da capital pernambucana. Seu primeiro contato com a educação superior foi lecionando filosofia da educação,na Escola de Serviço Social da Universidade do Recife. Em 1959, doutorou-se em filosofia e história da educação, sendo nomeado nesse mesmo ano professor efetivo de história e filosofia da educação da Escola de Belas Artes. No início da década de 1960, foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular de Recife.

Seu inovador método de alfabetização - conhecido como Método Paulo Freire – envolve não apenas a leitura da palavra, mas também a leitura do mundo, o que significa o desenvolvimento da consciência crítica. A formação dessa consciência leva as pessoas a questionarem a natureza da sua situação social, e elas passam a se ver como sujeitos na construção de uma sociedade realmente democrática. Considerado subversivo pelos militares, Freire foi preso logo após o golpe, permanecendo detido por 72 dias. Depois de liberado, deixou o país, fixando-se no Chile, onde trabalhou no Instituto Chileno para a Reforma Agrária, e conviveu com o presidente FHC, que o considerava um amigo. Lá escreveu Educação como prática da liberdade (1967) e a sua principal obra, Pedagogia do oprimido, publicada em espanhol e em inglês em 1970, mas em português apenas em 1974.

Em 1969, fixou-se nos Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Harvard. Em 1970, passou a residir em em Genebra, na Suíça, como consultor especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial de Igrejas. Nos dez anos seguintes, foi também consultor educacional em diversos países, principalmente africanos. Em 1980, retornou ao Brasil. Nesse mesmo ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e passou a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na UNICAMP, onde permaneceria até 1990. Secretário de Educação do município de São Paulo na gestão da prefeita Luisa Erundina, do PT, entre 1989 e 1991, neste ano foi reincorporado ao cargo de diretor do Serviço de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco, do qual havia sido demitido após o golpe de 1964. Logo em seguida, aposentou-se. Ainda em 1991, foi criado em São Paulo o Instituto Paulo Freire.

Foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. É considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa e é o autor da terceira obra mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo: Pedagogia do oprimido. Dificilmente conseguirão macular, apagar ou retirar seu nome da lista dos grandes pensadores educacionais do mundo. 

Freire foi velado no teatro da PUC-São Paulo (Pontifícia Universidade Católica), onde passou a trabalhar depois de voltar ao Brasil. O governador Miguel Arraes decretou luto oficial de três dias em Pernambuco, Estado natal do educador. Ele foi sepultado no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona oeste de São Paulo. Foi casado com Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Viúvo, casou-se com Ana Maria Araújo Freire. A obra do recifense Paulo Freire está mais viva do que se pensa! 👏👏👏👏👏👏

#24anosdamortedepaulofreire
#historiadaeducacaobrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site da FGV-CPDOC.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...