domingo, 1 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 01.08.21 - 80 Anos do Nascimento de Ney Matogrosso

🎶 🎵🎤 📀 🧝‍♂️ 📀🎤🎵🎶

🎂 🎼 Num dia como hoje, 1° de agosto, nascia em Bela Vista, Minas Gerais, Ney de Souza Pereira, cantor, ator, diretor e iluminador, que seria conhecido artisticamente como NEY MATOGROSSO, e que hoje celebra seus oitenta anos de vida. Filho de militar, Ney morou no Recife, em Salvador, no Rio de Janeiro e em Campo Grande. Aos 17 anos de idade, deixou a casa de sua família, decidido a ingressar na Aeronáutica. Trabalhou no laboratório de anatomia patológica do Hospital de Base de Brasília. Mais tarde, passou a fazer recreação com crianças. Integrou, nessa época, um quarteto vocal, com o qual participou de um festival universitário e chegou a atuar em um programa de televisão. Em 1966 viajou para o Rio de Janeiro, decidido a ser ator. Para se manter, trabalhou com confecção e venda de peças de artesanato em couro. Adepto da filosofia hippie, viveu, nesse período, entre o Rio, São Paulo e Brasília, até conhecer João Ricardo, que procurava um cantor de voz aguda para formar um conjunto musical.

Em 1971, mudou-se para São Paulo e passou a integrar, juntamente com João Ricardo e Gerson Conrad, o Secos e Molhados. Adotando o nome artístico de Ney Matogrosso, ensaiou durante um ano com o grupo, com o qual estreou profissionalmente em 1973, realizou diversos shows e gravou dois LPs com muito sucesso. Com a dissolução dos Secos e Molhados, no ano seguinte, iniciou carreira solo. Em 1975, gravou seu primeiro LP como artista solista, "Ney Matogrosso", com destaque para a canção "América do Sul" (Paulo Machado). Em seguida, apresentou-se no Rio e em São Paulo, singularizando-se no cenário artístico por sua voz aguda e por sua performance em palco, apresentando-se maquiado e fantasiado.

Em 1980, gravou o LP "Sujeito estranho", incluindo as faixas "Ando meio desligado" (Sergio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee), "Um índio" (Caetano Veloso) e "Doce vampiro" (Rita Lee), entre outras. No ano seguinte, sua interpretação de "Homem com H" (Antônio Barros), registrada no LP "Ney Matogrosso", obteve muita repercussão. O disco incluiu ainda a faixa "Cubanakan" (Moisés Simon, Sauvat e Champfleury), entre outras. Em 1981, a Continental lançou um LP contendo a gravação do espetáculo realizado em 1974 com o grupo Secos e Molhados no Maracanãzinho.

Completando dez anos de sua estreia no cenário artístico e já tendo recebido dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro, realizou, em 1983, sua primeira turnê pela Europa, com destaque para sua apresentação, ao lado de Alceu Valença, Milton Nascimento e Wagner Tiso, na Noite Brasileira do Festival de Montreux (Suíça), registrada em disco. Ainda nesse ano, gravou o LP "Pois é", contendo um pout-pourri com sucessos de sua carreira, além das canções "Coração civil" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Babalu" (Margarita Lecuona) e "Pro dia nascer feliz" (Roberto Frejat e Cazuza), entre outras.

Em 2019 estreou o show “Bloco na rua”, que foi a referência para seu próximo disco. Na ocasião, declarou em entrevista ao jornal O Globo, “primeiro penso num show, elaboro o roteiro, aí trabalho nas músicas no palco, elas crescem, maturam, e só então eu vou para o estúdio gravar. Depois de mais um ano, fazemos o DVD ao vivo”.  Os figurinos foram assinados por Lino Villaventura. O título do show foi uma referência à canção “Eu quero é botar meu bloco na rua”, de Sérgio Sampaio.

Aos oitenta anos, completados hoje, Ney Matogrosso, continua na ativa, lançando o EP "Nu Com a Minha Música", recebeu uma biografia escrita pelo jornalista Júlio Maria e lançada pela Companhia das Letras, e terá sua história contada pela sétima arte numa cinebiografia, cujos direitos já foram adquiridos pela Paris Filmes. Perfomático, arrojado, e ao mesmo tempo provocativo, Ney Matogrosso é uma das pérolas musicais brasileiras e cuja obra merece menção especial entre os maiores artistas da atualidade. 👏👏👏👏👏👏

#80anosdonascimentodeneymatogrosso
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopedia Itau Cultural - versão WEB (o último parágrafo é nosso) 😃

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...