sábado, 21 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.08.21 - 81 Anos da Morte de Leon Trotski

🇷🇺✒️📚👊 🧐 👊📚✒️🇷🇺

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 21 de agosto, há 81 anos morria o revolucionário russo exilado LEON TROTSKY, após ser mortalmente ferido com um machado de gelo em seu esconderijo nos arredores da Cidade do México, um dia antes. Seu assassino, Ramón Mercader, era um comunista espanhol e provável agente do líder soviético Joseph Stalin.

Leon Trotsky nasceu na Ucrânia, filho de pais judeus-russos em 7 de novembro de 1879. Trotsky abraçou o marxismo quando adolescente e mais tarde abandonou a Universidade de Odessa para ajudar a organizar a clandestina Sindicato dos Trabalhadores da Rússia do Sul. Em 1898, ele foi preso por suas atividades revolucionárias e enviado para a prisão. Em 1900, ele foi exilado na Sibéria. Em 1902, ele fugiu para a Inglaterra usando um passaporte falsificado com o nome de Leon Trotsky (seu nome original era Lev Davidovich Bronshtein). Em Londres, ele colaborou com o revolucionário bolchevique Vladimir Ilyich Lenin, mas depois aliou-se às facções mencheviques que defendiam uma abordagem democrática do socialismo. Com a eclosão da Revolução Russa de 1905, Trotsky retornou à Rússia e foi novamente exilado na Sibéria quando a revolução entrou em colapso. Em 1907, ele escapou novamente.

Durante a década seguinte, ele foi expulso de uma série de países por causa de seu radicalismo, vivendo na Suíça, Paris, Espanha e Nova York antes de retornar à Rússia com a eclosão da revolução em 1917. Trotsky desempenhou um papel importante entre os bolcheviques tomada de poder, conquistando a maior parte de Petrogrado antes do retorno triunfante de Lenin em novembro. Nomeado secretário de Relações Exteriores de Lenin, ele negociou com os alemães o fim do envolvimento russo na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, ele se tornou comissário de guerra e começou a construir o Exército Vermelho, que conseguiu derrotar a oposição anticomunista na Rússia Guerra civil. No início da década de 1920, Trotsky parecia o herdeiro aparente de Lenin, mas perdeu na luta pela sucessão depois que Lenin adoeceu em 1922.

Em 1924, Lenin morreu e Joseph Stalin emergiu como líder da URSS. Contra as políticas declaradas de Stalin, Trotsky pediu uma revolução mundial contínua que resultaria inevitavelmente no desmantelamento do estado soviético cada vez mais burocrático. Ele também criticou o novo regime por suprimir a democracia no Partido Comunista e por não desenvolver um planejamento econômico adequado. Em resposta, Stalin e seus apoiadores lançaram um contra-ataque de propaganda contra Trotsky. Em 1925, ele foi afastado de seu posto no comissariado de guerra. Um ano depois, ele foi expulso do Politburo e em 1927 do Partido Comunista. Em janeiro de 1928, Trotsky foi deportado pelo líder soviético Joseph Stalin para Alma-Ata, na remota Ásia Central Soviética. Ele viveu lá em exílio interno por um ano antes de ser banido da URSS para sempre por Stalin.

Foi recebido pelo governo da Turquia e se estabeleceu na ilha de Prinkipo, onde trabalhou na finalização de sua autobiografia e história da Revolução Russa. Depois de quatro anos na Turquia, Trotsky viveu na França e depois na Noruega e em 1936 recebeu asilo no México, onde manteve um relacionamento amoroso com a artista mexicana Frida Kahlo. Estabelecendo-se com sua família em um subúrbio da Cidade do México, ele foi considerado culpado de traição à revelia durante os expurgos de Stalin de seus inimigos políticos. Ele sobreviveu a um ataque de metralhadora realizado por agentes stalinistas, mas em 20 de agosto de 1940 foi vítima de Ramón Mercader, um comunista espanhol que conquistou a confiança da casa de Trotsky. O governo soviético negou responsabilidade e Mercader foi condenado a 20 anos de prisão pelas autoridades mexicanas.

Trotsky é autor de uma vasta obra com diversos temas. Debateu literatura, psicologia, opressão da mulher, moral e muitos outros assuntos. Analisou e nos deixou valorosas lições sobre cada um dos processo revolucionários que presenciou: da revolução russa à guerra civil espanhola. Aos 80 anos de seu assassinato, as idéias de Trotsky permanecem vivas na luta e na organização da classe operária mundial. 💪👊💪

#81anosdamortedeleontrotsky
#historiadosocialismo
#grandesteoricodosocialismo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto: 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...