🧪⚗️🔬 🤨 🔬⚗️🧪
🌱🐾Quem nunca ouviu a frase "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma"? A frase é a síntese do princípio de conservação de massas descoberta pelo francês ANTOINE-LAURENT LAVOISIER, um dos homens mais honrados na história da ciência. Ao revelar a relação entre o oxigênio e o fogo, Lavoisier ajudou à ciência química a fazer notáveis avanços, por isso ele é considerado o pai da química moderna.
Antoine-Laurent Lavoisier nasceu em Paris, na França, em 26 de agosto de 1743, portanto há 278 anos, filho de um advogado rico e proprietário de terras. Seu pai comprou um título de nobreza e queria uma carreira aristocrática para o filho. No entanto, o jovem Lavoisier preferia a ciência e então seu pai o enviou a estudar com muitos estudiosos ilustres. Ele estudou matemática e botânica. Lavoisier foi muito influenciado por um amigo da família, o geólogo francês Jean-Étienne Guettard, e contribuiu para o atlas geológico e mineralógico de Guettard. Em 1788, Lavoisier apresentou uma teoria sobre a geologia à Academia de Ciências.
Quando Lavoisier tinha 23 anos, ganhou um prêmio da Academia por um ensaio sobre a iluminação nas cidades. Em 1768 ele foi eleito para a Academia, uma honra incomum para um homem tão jovem. No mesmo ano, ele foi nomeado para a Ferme Générale, um grupo de homens que tinham o direito de coletar impostos. Em 1776, ele começou uma carreira como diretor do arsenal do governo — o lugar onde ficavam as armas e munições do estado. Naquele ano, as colônias dos Estados Unidos emitiram a Declaração de Independência e em breve as tropas coloniais estavam usando a pólvora aperfeiçoada por Lavoisier.
Por volta de 1783 Lavoisier resolveu o problema químico mais significativo da época, provando a ligação entre o oxigênio e o fogo. Através de brilhantes experimentos e medições detalhadas, Lavoisier provou que a queima, a oxidação de metais e a respiração dos animais consistiam na combinação do oxigênio com outros elementos químicos. Já que esta união, chamada de oxidação, é uma das mais importantes reações químicas, sua descoberta foi uma importante contribuição para o desenvolvimento da química moderna. Ele publicou suas conclusões em 1789, em um trabalho chamado "Traité élémentaire de chimie" (Tratado elementar de química).
Ainda trabalhando pelo governo, Lavoisier foi encarregado do departamento de pesos e medidas, e em 1791 ele esteve a cargo da tesouraria (o lugar onde se guarda e administra o tesouro do estado). Em 1794, no entanto, os revolucionários franceses o acusaram de conspirar contra o governo. Devido a isso, ele foi julgado e condenado à morte na guilhotina, em Paris, em 8 de maio de 1794, completando hoje 227 anos de sua execução. Seu corpo foi jogado em uma vala comum. O matemático Joseph-Louis Lagrange resumiu o episódio também em uma frase: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo". 😞😓😥😢😭
#278anosdonascimentodelavoisier
#historiadacienciamoderna
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário