🎬🖤🎞️ 🧑🏿🦱 🎞️🖤🎬
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 28 de agosto, há um ano, o mundo das artes perdia um dos atores mais talentosos dos últimos tempos. Seu último personagem, T'Challa, o rei de Wakanda, deixou uma mensagem muito positiva sobre o protagonismo negro. CHADWICK BOSEMAN perdeu a batalha para um câncer de colón aos 43 anos, numa triste sexta-feira de 2020.
Nascido em Anderson, na Carolina do Sul, Boseman frequentou a T.L. Hanna High School, se formando em 1995, antes de ir para a Howard University, em Washington, para se formar em cinema. Sua mãe, Carolyn, é enfermeira, e seu pai, Leroy Boseman, dono de uma loja de estofamento. Formado também na British American Drama Academy, em Oxford, sempre teve a pretensão de ser diretor e roteirista. O início como ator foi para conhecer melhor a função e poder ser um cineasta melhor preparado. Até 2007, foi professor de atuação em um curso para jovens atores em um centro de cultura negra no Harlem, em Nova York.
Estreou na televisão em um episódio da série Parceiros da Vida (2003). Trabalharia ainda em filmes de curta-metragem e em séries policiais como Lei & Ordem (2004) e CSI: NY (2006), antes de estrear em um longa-metragem, o que aconteceu em No Limite: A História de Ernie Davis (2008). O filme conta a história de Ernie Davis, primeiro negro a ser eleito o melhor jogador da liga universitária de futebol americano – Boseman, neste filme, teve um papel secundário. Em 2008 dirigiu o curta-metragem Blood Over a Broken Pawn, seu primeiro trabalho na função. Dirigiu ainda outro curta, Heaven (2012). Assumiu o papel de outras personalidades importantes ao longo de sua carreira.
Após cinco anos fazendo seriados de TV, interpretou Jackie Robinson, o primeiro negro a jogar na Major League Baseball (principal competição de baseball dos Estados Unidos), em 42: A História de uma Lenda (2013). Um ano depois, ele foi o rei do soul em James Brown (2014).
Sem sombra de dúvidas, o filme mais lembrado de Chadwick Boseman será Pantera Negra (Black Panther. USA/2018). O filme faz parte do universo Marvel e traz uma mensagem muito positiva do protagonismo negro (fora as cinebiografias, não me lembro de outro filme cujo herói seja um negro). A trama é bem conduzida. O filme não pretendeu ser um manifesto antirracista em si, mas obviamente chamou a atenção para o tema. Atualmente o filme está disponível no streaming da Disney+ Aos que dispõem de Netflix podem conferir a produção Destacamento Blood do diretor Spike Lee que conta a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos que voltam ao Vietnã à procura dos restos mortais do seu comandante e de um tesouro perdido.
Chadwick Boseman foi um exemplo de resiliência, pois mesmo em meio à dores provocadas pela evolução do câncer, ele não desistiu de gravar seu último filme, de onde retiramos frases inspiradoras como esta: "Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros". Walkanda forever! 💪🏿👊🏿🙋🏾♂️🙋🏾♀️
#1anodamortedechadwickboseman
#historiadoprotagonismonegronocinema
#WalkandaForever
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Site Papo de Cinema (os dois últimos parágrafos são nossos).
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário