sábado, 28 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 28.08.21 - 80 Anos da Primeira Transmissão do Repórter Esso

📺📻📰 🎙️ 📰📻📺

O programa ''Repórter Esso'' foi ao ar pela primeira vez às 12h55m do dia 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, quando a voz de Romeu Fernandes anunciou o ataque aéreo da Alemanha à Normandia, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Patrocinado pela empresa americana Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil, o noticiário revolucionou o radiojornalismo brasileiro e foi apresentado durante quase 30 anos. Com a inauguração da televisão no Brasil, em 1950, o programa passou a ser apresentado também na TV Tupi, a partir de abril de 1952. A chamada do programa: ''E atenção, muita atenção! Aqui fala o seu ‘Repórter Esso’, testemunha ocular da História'', ao som de fanfarra composta pelo maestro Carioca e Haroldo Barbosa, ficou marcada na memória de várias gerações. Em São Paulo, a transmissão era feita pela Rádio Record.

Até 1944, o ''Repórter Esso'' foi apresentado por vários locutores, mas a partir desse ano o gaúcho Heron Domingues tornou-se o primeiro locutor exclusivo - e o mais famoso - do ''Repórter Esso''. Ele ficou 18 anos à frente do programa, sendo sucedido em 1962 por Roberto Figueiredo, o último locutor do noticiário. Até 30 de setembro de 1960, o programa ia ao ar quatro vezes ao dia, às 8h, 12h55m, 18h30m, 20h25m e 22h05m. O noticiário radiofônico anunciou furos de reportagem e notícias históricas, como a morte de Hitler, em 1945, o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a morte de Carmen Miranda, em 1955.

A primeira transmissão, no Rio de Janeiro, teve como assunto a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi.

O último programa do rádio foi veiculado no dia 31 de dezembro de 1968, após 27 anos de atividade, a edição final foi marcada pelo choro ao vivo do locutor Roberto Figueiredo. Durante a leitura da última notícia, ele caiu aos prantos, e o locutor reserva Plácido Ribeiro seguiu com a apresentação no rádio. No final, Roberto encerrou o último Repórter Esso desejando uma boa noite e um feliz ano novo. 📻😞😓😥😢😭

#80anosdoiniciodoreporteresso
#historiadaradiodifusaonobrasil
#testemunhaoculardahistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Memória Globo (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...