⭐💫🌘 🌚 🌒🪐⭐
🌑 Num dia como hoje, 16 de setembro, há 175 anos foi descoberto o planeta NETUNO, oitavo do Sistema Solar, após cálculos matemáticos. As suspeitas da existência de um planeta começaram a partir de inesperadas mudanças na órbita de Urano, que levaram os astrônomos a deduzir que sua órbita estava sujeita à perturbação gravitacional de planeta desconhecido.
A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois. Contudo, nenhuma das suas outras 12 luas foram descobertas antes do século XX. O crédito da descoberta de Netuno gerou várias disputas, principalmente entre franceses e britânicos. No final da polêmica, ficou definido que Urbain Le Verrier e John Couch Adams mereciam o crédito em conjunto. Contudo, com a descoberta recente de novos documentos no final de década de 90, esta autoria está sendo contestada, e alguns historiadores afirmam que Le Verrier é quem realmente teria descoberto o planeta.
Netuno é o planeta mais distante do Sol. Ele fica a 4,8 bilhões de quilômetros do astro. O planeta é um gigante gasoso, de cor azul, cujo nome vem do deus romano Netuno, o deus do mar. Netuno é quase tão grande quanto seu vizinho mais próximo, Urano. O planeta tem 50.000 quilômetros de diâmetro. Isso equivale a quase quatro vezes o diâmetro da Terra.
Ele é constituído principalmente de gases, sobretudo hidrogênio e hélio. A pequena quantidade de gás metano é responsável por sua coloração azulada. O planeta não tem superfície sólida, e os cientistas acreditam na existência de uma camada de líquidos quentes e densos em seu interior.
Como todos os planetas, Netuno realiza dois tipos de movimento: translação e rotação. Ele viaja em torno do Sol muito lentamente. Para completar apenas uma volta, leva aproximadamente 165 anos. Em outras palavras, um ano de Netuno equivale a 165 anos da Terra. Um sistema de anéis de poeira circunda Netuno. Porém, eles não são tão grandes quanto os de Saturno.
Em torno de Netuno giram mais de dez satélites, ou luas. A maior delas, Tritão, é quase do tamanho da lua da Terra. Acredita-se que Tritão tenha se formado como planeta independente, mas, por causa da força da gravidade, Netuno pode tê-lo atraído para sua órbita.
Netuno é um planeta muito grande. No entanto, é tão distante que não pode ser visto da Terra sem o uso de telescópio. Foi olhando através de um telescópio que, em 1846, o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle descobriu Netuno. Apenas uma nave espacial chegou a Netuno: a nave americana Voyager 2, sem tripulação, em 25 de agosto de 1989. 🛰️🌑
#175anosdadescobertadenetuno
#historiadacienciaastronomica
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptado) 🙂
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário