🕯️🙏🛐🙏🕯️
💒✝️ São Cosme e São Damião nasceram em 260, na cidade de Egéia, na Arábia. Gêmeos e de família nobre, foram criados na fé cristã desde pequenos. Já crescidos, mudaram para a Síria e se formaram em medicina, tornando-se médicos famosos na época. Usando esse dom, eles atraiam pacientes para a fé enquanto os tratavam, sem cobrar por seus serviços.
Depois de um tempo foram acusados pelo imperador Diocleciano de feitiçaria e pregação de seita proibida, e condenados à morte em 303. Ao ouvirem as palavras acusatórias, responderam: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”. Primeiramente foram apedrejados, mas sobreviveram. Depois tentaram queima-los em praça pública, mas o fogo não os atingiu. Decidiram então afogá-los, mas também sobreviveram. Por fim, o imperador ordenou a decapitação dos irmãos, os quais foram sepultados pelos mesmos pacientes dos quais haviam cuidado, muitos deles convertidos depois de presenciarem tamanho martírio.
Os santos são celebrados no dia 26 pela Igreja Católica, mas como a Basílica em homenagem aos santos foi inaugurada no dia 27, além do fato de serem gêmeos, as comemorações se estendem aos dois dias. Nas religiões de origem africana, o sincretismo é com o Orixá Ibejis, o Orixá-Criança (duas crianças gêmeas), vindo daí o costume popular de distribuir doces às crianças durante as festas, sendo sua festa realizada no dia seguinte, 27 de setembro. A tradição de distribuir doces foi inspirada nos dois irmãos, pois ambos davam guloseimas para crianças a fim de diminuir o sofrimento dos duros tempos da época.
Uma das igrejas mais antigas do Brasil foi aos santos consagrada: a Igreja dos Santos Cosme e Damião, localizada no município de Igarassu em Pernambuco, a 30 quilômetros do Recife. Levantada a mando do capitão Afonso Gonçalves para celebrar uma vitória contra os índios Caetés em 1535, foi depredada durante a invasão holandesa a Pernambuco e reconstruída em 1654. Em 1690, veio abaixo novamente, para ser reerguida em 1696. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1951.
IMAGEM: A túnica verde representa a esperança e o manto vermelho representa o martírio dos irmãos. O colarinho branco simboliza a pureza exercida através da medicina. Os medalhões simbolizam a fé dos irmãos, e trazem o rosto de Cristo, o médico dos médicos. A pequena caixa representa os remédios que preparavam para os pacientes, por isso são considerados padroeiros dos farmacêuticos. E finalmente a palma, que representa a vitória sobre os pecados e sobre a morte. 🕯️🙏🕯️
#diadossantoscosmeedamiao
#historiadareligiosidadecatolica
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário