🇦🇷🖤🎼 💿 🎼🖤🇦🇷
😭✝️⚰️ Num dia como hoje, 4 de outubro, há 12 anos, perdíamos a cantora de folk argentina MERCEDES SOSA. "La Negra Sosa", como também era chamada, devido à ascendência ameríndia, ficou conhecida como a voz dos "sem voz". Ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. É reconhecida mundialmente como uma das maiores expoentes do folclore argentino e uma das principais cantoras de música popular da América Latina.
Mercedes Sosa nasceu em 9 de julho de 1935 em San Miguel de Tucumán e desde muito jovem se interessou pelo canto e pelas danças folclóricas. Na década de 1960, ele fundou, junto com outros artistas, o "Novo Movimento do Songbook". Em 1962 gravou seu primeiro álbum, “La voz de Zafra”. Alguns anos depois, em 1965, logo após gravar seu segundo álbum, “Songs with a Foundation”, Mercedes Sosa se apresentou no Cosquín Folkloric Festival; Lá, sua carreira começou a decolar até se tornar, nos anos 1990, mundialmente famoso. Seus álbuns também incluem “Mujeres argentinas” (1969), “Cantata sudamericána” (1972) e “Alta fidelidad” (1997), entre outros. O conteúdo político de suas canções e sua ideologia de esquerda levaram-no ao exílio em 1979, durante a ditadura militar argentina, em que seus discos foram proibidos. Ele voltou a se estabelecer no país em 1983.
Vários artistas brasileiros fizeram duetos com Mercedes Sosa: Fagner ("Años"), Beth Carvalho ("Solo le Pido a Dios"), Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, etc.
La Voz de América, Mercedes Sosa, faleceu em 4 de outubro de 2009 aos 74 anos, em Buenos Aires, após ter sido induzida ao coma farmacológico devido a seus graves problemas de saúde causados pela doença de Chagas, doença que sofria há mais de trinta anos. O eco de suas canções até hoje ecoa naqueles que sonham com uma América Latina livre e unida. Viva Sosa! 👏👏👏👏👏👏
#12anosdamortedemercedessosa
#historiadamusicalatinaamericana
#LaNegraSosa
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Latino-America (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário