🇱🇾💀🔫 👨🏽✈️ 🔫💀🇱🇾
✝️😭⚰️ Em 20 de outubro de 2011, Muammar al-Qaddafi, o líder mais antigo na África e no mundo árabe, é capturado e morto por forças rebeldes perto de sua cidade natal, Sirte. O excêntrico ditador de 69 anos, que chegou ao poder em um golpe de Estado de 1969, chefiou um governo acusado de inúmeras violações dos direitos humanos contra seu próprio povo e vinculado a ataques terroristas, incluindo o atentado a bomba em 1988 de um jato da Pan Am sobre Lockerbie, Escócia.
Kadafi, que nasceu em uma família beduína em junho de 1942, frequentou a Royal Military Academy em Benghazi quando jovem e por um breve período recebeu treinamento militar adicional na Grã-Bretanha. Em 1° de setembro de 1969, ele liderou um golpe sem derramamento de sangue que derrubou o monarca pró-Ocidente da Líbia, o rei Idris, que estava fora do país na época. Kadafi emergiu como chefe do novo governo revolucionário, que logo forçou o fechamento das bases militares americanas e britânicas na Líbia, assumiu o controle de grande parte da indústria petrolífera do país e torturou e matou dissidentes políticos. Também fez tentativas infrutíferas de fundir a Líbia com outras nações árabes. Kadafi começou a financiar grupos terroristas e guerrilheiros em todo o mundo, incluindo o Exército Republicano Irlandês e a Facção do Exército Vermelho na Alemanha Ocidental. Além disso, em meados da década de 1970, Kadafi, cujos seguidores se referiam a ele por títulos como “Irmão Líder” e “Guia da Revolução”, publicou sua filosofia política, que combinava teorias socialistas e islâmicas. Conhecido como Livro Verde, o manifesto tornou-se leitura obrigatória nas escolas líbias.
Durante a década de 1980, as tensões aumentaram entre Kadafi e o Ocidente. A Líbia foi ligada ao atentado a bomba em abril de 1986 contra uma boate freqüentada por militares americanos em Berlim Ocidental, Alemanha. Duas pessoas, incluindo um soldado norte-americano, foram mortas no ataque, enquanto outras 155 ficaram feridas. Os Estados Unidos rapidamente retaliaram bombardeando alvos na Líbia, incluindo o complexo de Kadafi em Trípoli, a capital do país. O presidente Ronald Reagan chamou Kadafi de "o cachorro louco do Oriente Médio".
Em 22 de dezembro de 1988, o voo 103 da Pan Am, viajando de Londres a Nova York, foi explodido sobre Lockerbie, matando 259 pessoas a bordo e 11 pessoas no solo. Os EUA e a Grã-Bretanha indiciaram dois líbios no ataque, mas Kadafi inicialmente se recusou a entregar os suspeitos. Ele também se recusou a entregar um grupo de líbios suspeitos no bombardeio de 1989 contra um jato de passageiros francês sobre o Níger, que matou 170 pessoas. Posteriormente, em 1992, as Nações Unidas impuseram sanções econômicas à Líbia. Essas sanções foram removidas em 2003, depois que o país aceitou formalmente a responsabilidade pelos atentados (mas não admitiu culpa) e concordou em pagar uma indenização de US $ 2,7 bilhões às famílias das vítimas. (O governo de Kadafi entregou os suspeitos de Lockerbie em 1999; um foi finalmente absolvido e o outro condenado). Também em 2003, Kadafi concordou em desmantelar suas armas de destruição em massa. As relações diplomáticas com o Ocidente foram restauradas no ano seguinte.
Kadafi continuou sendo uma figura profundamente polêmica, que viajava com um contingente de guarda-costas femininas, usava túnicas e chapéus coloridos ou uniformes militares cobertos com medalhas e, em viagens ao exterior, montava uma tenda em estilo beduíno para receber convidados.
Depois de mais de 40 anos no poder, Kadafi viu seu regime começar a se desintegrar em fevereiro de 2011, quando protestos antigovernamentais estouraram na Líbia após os levantes no Egito e na Tunísia no início daquele ano. Kadafi prometeu esmagar a revolta e ordenou uma repressão violenta contra os manifestantes. No entanto, em agosto, as forças rebeldes, com a ajuda da OTAN, ganharam o controle de Trípoli e estabeleceram um governo de transição. Kadafi se escondeu, mas em 20 de outubro de 2011 foi capturado por forças rebeldes. O relatório forense afirmou que "Gaddafi foi preso vivo, mas foi morto mais tarde" e também detalhou que sua morte foi uma consequência direta de um ferimento à bala nos intestinos. 💥🔫😵
#10anosdamortedemuammaralgaddafi
#historiadoorientemedio
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário