segunda-feira, 1 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 01.11.21 - Morre o Pianista Nelson Freire

🎶🖤  🎹  🖤🎶

✝️😭⚰️ O Brasil perdeu na madrugada de hoje um dos maiores expoentes da música clássica: o pianista NELSON FREIRE, aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Segundo amigos, ele foi vítima de complicações de uma queda que sofreu na rua há dois anos. Nelson Freire possui uma extensa e multipremiada discografia, que se expande por quase 60 anos.  Nelson Freire é o único artista brasileiro incluído no projeto Great Pianists of the XXth Century, uma coleção de 200 CDs lançados pela Phillips com apoio da Steinway.

Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944, Nelson foi um menino prodígio. Começou a tocar piano aos três anos de idade, reproduzindo de memória peças que sua irmã mais velha tinha acabado de tocar.

Com seis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar com Nise Obino e Lúcia Branco, e aos 12 anos foi finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos do governo brasileiro. Foi, então, para Viena, onde estudou com Bruno Seidlhofer (que tinha sido professor do pianista Friedrich Gulda).

Em sua premiada carreira internacional, já se apresentou em mais de 70 países, tocando com prestigiadas orquestras e renomados maestros de todo o mundo. Igualmente bem-sucedidas têm sido suas numerosas gravações, entre estas, o registro dos dois Concertos para Piano de Brahms, com Riccardo Chailly à frente da Orquestra Gewandhaus, premiado como “Disco do Ano de 2007” pela revista britânica Gramophone. Apresentou-se como solista de orquestras famosas, como as de Berlim, Londres, Israel, Viena, Amsterdam e Rotterdam.

A vida e obra de Nelson Freire foram retratadas no documentário Nelson Freire, de João Moreira Salles, lançado em 2003. São 31 blocos temáticos com sequências filmadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de França, Bélgica e Rússia. Há cenas de algumas apresentações do pianista ao redor do mundo e ainda uma documentação minuciosa e delicada da rotina do artista. Neste filme, o pianista revela algumas de suas afinidades musicais, tais como a imensa admiração por Guiomar Novaes e sua amizade com Martha Argerich (o documentário está disponível no streaming da Globoplay).

Entre as comendas e distinções recebidas por Nelson Freire, destacam-se as de Cidadão do Rio, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, Medalha Pedro Ernesto, Cavaleiro da Legião de Honra da França, Comandante de Artes e Letras da França, Medalha da Cidade de Paris e da Cidade de Buenos Aires, além do título de doutor honoris causa da Faculdade de música da UFRJ. Nelson Freire deixou um legado imprescindível para os amantes da música clássica e erudita, cuja obra é um deleite para os ouvidos mais exigentes e sofisticados. Viva Nelson Freire. 👏👏👏👏👏👏

#lutopornelsonfreire
#historiadamusicaeruditabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Site Clássico dos Clássicos
🖱️ Site do Instituto Piano Brasileiro

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...