segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 24.01.22 - 50 Anos do Resgate de Shoichi Yokoi

💣 🇯🇵🏝️ 👨‍✈️ 🏖️🇯🇵 💣

🌊🦐 Num dia como hoje, 24 de janeiro, há exatamente 50 anos, dois moradores estavam montando armadilhas para camarões ao longo do rio de Talofofo, quando foram atacados por SHOICHI YOKOI, um sargento japonês  que lutou na Segunda Guerra Mundial – havia servido na 29ª Divisão de Infantaria da Manchúria, sendo depois transferido para o 38º Regimento nas Ilhas Marianas –, e que passou 28 anos vivendo escondido nas selvas de Guam, uma ilha de 200 milhas quadrados no Pacífico ocidental.

Guam, tornou-se uma possessão dos EUA em 1898 após a Guerra Hispano-Americana. Em 1941, os japoneses atacaram e capturaram, e em 1944, após três anos de ocupação japonesa, as forças dos EUA retomaram Guam. Shoichi Yokoi chegou à ilha de Guam em fevereiro de 1943, um ano antes de o local ser capturado pelos norte-americanos. Durante a Batalha de Guam, ele e outros nove soldados escaparam para a selva, deixando para trás as forças japonesas em retirada.

Até onde se sabe, sete deles deixaram a mata, enquanto três permaneceram lá por quase 30 anos. Apesar de viverem separadamente, eles se encontravam com frequência, e também visitavam as aldeias locais. Entretanto, os dois amigos de Yokoi morreram em uma enchente, no ano de 1964, deixando-o sozinho na floresta por longos oito anos.

Nas selvas de Guam, ele esculpiu ferramentas de sobrevivência e pelas próximas três décadas esperou o retorno dos japoneses e suas próximas ordens. Após ser encontrado, o velho soldado afirmou estar ciente de que a Guerra havia terminado. Mas estava com vergonha de voltar. Para os soldados japoneses, era mais honroso morrer em batalha do que ser capturado pelos inimigos, e esse ensinamento estava arraigado na mente de Yokoi. Portanto, ele nunca se rendeu.

Depois que Yokoi foi descoberto em 1972, ele finalmente recebeu alta e foi enviado para o Japão, onde foi aclamado como um herói nacional. Ele posteriormente se casou e retornou a Guam para sua lua de mel. Suas ferramentas de sobrevivência artesanais e uniforme puído estão em exibição no Museu Guam, em Agana. Yokoi morreu em 22 de setembro de 1997, aos 82 anos, de ataque cardíaco em Nagoia, sendo enterrado no cemitério da cidade, na mesma tumba destinada à sua mãe, ali enterrada em 1955, quando ele ainda era um solitário soldado escondido nas selvas de Guam. 😞😔😓😥😭

#50anosdoresgatedeshoichiyokoi
#historiadasegundaguerramundial
#shoichiyokoi

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📄 Revista Aventuras na História 
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...