terça-feira, 8 de março de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 08.03.22 - 111 Anos do Nascimento de Maria Bonita

🌵🍃 🐐 👩‍🦱 🐂🍂🌵

🌹🎉 Num dia como hoje, 8 de março, há 111 anos, nascia na atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia, Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como MARIA BONITA. Ela entrou para a história como a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros e também foi a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". 

Conta-se que aos 15 anos, Maria Déia, como os familiares a chamavam, já estava casada com Zé de Neném (José Miguel da Silva), um sapateiro. Viveram juntos por cinco anos e não tiveram filhos. Ele era estéril. Brigavam constantemente e toda vez que acontecia um desentendimento, ela se mudava para a casa dos pais.

Virgulino passou por aqueles lados, arranchou-se na fazenda Malhada do Caiçara, dos pais de Maria e se engraçou por ela. Caiu de amores. E, impressionado com sua beleza, passou a chama-la de Maria Bonita. Ia passar por ali quatro dias, mas acabou ficando dez. Um romance tórrido. Nesse último dia, Maria ajeitou suas roupas e subiu na garupa de Virgulino.

A relação durou oito anos, e o casal teve uma filha, Expedita Ferreira Nunes, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Depois disso, Maria Bonita engravidou outras vezes, mas sofreu abortos ou os bebês morreram ainda pequenos. Maria Bonita foi assassinada no dia 28 de julho de 1938, após ser degolada pela polícia. O mesmo aconteceu com Lampião e outros nove cangaceiros na quando foram emboscados na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe) após o grupo ser emboscado pela volante comandada por João Bezerra da Silva.

A História de Lampião e Maria Bonita foi retratada em várias produções cinematográficas e televisivas, mas a mais conhecida foi a minissérie "Lampião e Maria Bonita" exibida em 1982 pela TV Globo. Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, com direção de Paulo Afonso Grisolli e Luís Antônio Piá, a minissérie contou os últimos seis meses de vida de Lampião e Maria Bonita, protoganizados pelos atores Nelson Xavier e Tânia Alves. Os personagens seriam relembrados em 1997 no filme "Baile Perfumado", dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas. 🎥🎞️📺

#111anosdonascimentodemariabonita
#historiadonordestebrasileiro
#historiadocangaco

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Site Memória Globo
📺 Canal History Channel do Brasil

👉 Para saber mais sobre a morte de Lampião e Maria Bonita, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...