domingo, 13 de março de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 13.03.22 - 30 Anos da Morte de Irmã Dulce

✝️💒🙏 👵 🙏💒✝️

😓🖤 Num dia como hoje, 13 de março, há 30 anos, morria no Convento Santo Antônio, em Salvador, na Bahia, IRMÃ DULCE, que dedicou toda sua vida a amparar os pobres e enfermos, recebendo o título de “Bem aventurada Dulce dos Pobres”. Suas obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo. Por suas ações humanitárias e de assistência aos desfavorecidos, ficou também conhecida como “anjo bom da Bahia”.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914. Desde jovem desejava seguir a vida religiosa. Muito caridosa, ainda na adolescência ajudava os mendigos e enfermos. Com 18 anos formou-se professora e no ano seguinte entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe. Em 1934, Irmã Dulce fez votos de fé, tornando-se freira e recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.

De volta a Salvador, começou a lecionar no Colégio mantido pelas Irmãs Missionárias. Em 1936, fundou a União Operária São Francisco e o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e suas famílias. Irmã Dulce também ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.

Até o papa João Paulo II puxou a orelha de Dulce para que ela cuidasse mais da sua saúde. Em 7 de julho de 1980, quando visitou o Brasil pela primeira vez, ao se despedir de Dulce, o pontífice recomendou: “Continue, Irmã! Mas cuide da sua saúde. É necessário que a senhora se poupe um pouco mais”. Obviamente, que ela não parou. 

Só arrefeceu em 1991 quando, até morrer em 13 de março de 1992, agravou sua condição respiratória e ficou na UTI do Hospital Santo Antônio - inaugurado por ela em 1983. Foi paciente do seu próprio hospital. Nesse leito, o papa – que hoje também é santo reconhecido pela Igreja Católica, visitou Dulce cinco meses antes de sua morte quando ela pouco falava e se comunicava basicamente com olhares e sinais.

Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney, porém não ficou com o título. Em 2001, foi eleita “a religiosa do século XX”, em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É. Em 2012, foi eleita uma dos 12 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa feita pelo SBT, para eleger a personalidade que mais contribuiu para o país.

O “anjo bom da Bahia” morreu em seu quarto, de causas naturais, aos 77 anos, em 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento. Seu corpo foi sepultado no altar do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, em Salvador. Anos depois, foi transladado para o Santuário que estão depositadas as relíquias do "Anjo Bom do Brasil", em um espaço chamado Capela das Relíquias – uma sala circular, com pé direito triplo, tendo ao centro o túmulo que guarda os restos mortais da Mãe dos Pobres.

O processo de canonização de Irmã Dulce foi iniciado em janeiro de 2000. Em abril de 2009, o papa Bento XVI reconheceu suas virtudes heroicas. Irmã Dulce passou a ser considerada então venerável. Em 22 de maio de 2011, foi beatificada em missa presidida pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador. E finalmente em 13 de outubro de 2019, foi canonizada pelo papa Francisco. Na história contemporânea da Igreja, é o terceiro caso mais rápido de canonização: Irmã Dulce se tornou santa 27 anos depois de sua morte. 🕯️🙏🕯️

#30anosdamortedeirmadulce
#historiadocatolicismobrasileiro
#IrmaDulcedosPobres

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Site "O Pensador"
💻 Portais UOL e G1
💒 Site da Arquidiocese de Salvador

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...