🖤😓⛪ 🧓 ⛪😓🖤
✝️ LUTO 🖤 O último dia de 2022, ano marcado por muitas perdas e mortes de pessoas importantes para a História (a exemplo de Pelé, Erasmo Carlos, Elizabeth II, Mikhail Gorbachev, etc.) supreendeu a todos com a morte de BENTO XVI, papa emérito da Igreja Católica. O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. “Eu gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento (…) lembrem dele, porque está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie”, disse.
Após oito anos de pontificado (2005-2013), período marcado por várias crises, o renomado teólogo alemão foi afetado no início de 2022 pelo escândalo de abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica da Alemanha. Por décadas porta-voz do conservadorismo na Santa Sé, Bento tornou-se um severo guardião dos dogmas da Igreja Católica, o que levou-o a bater de frente à questões delicadas como os direitos dos homoafetivos e as pesquisas com células-tronco.
JOSEPH RATZINGER foi eleito para suceder o falecido Papa João Paulo II (com a idade de 78 anos e três dias) em 19 de abril de 2005, adotando o nome de Bento XVI. No dia 11 de fevereiro de 2013, ele renunciou ao papado após 7 anos, 10 meses e 9 dias. Bento XVI foi o 26° papa da Igreja Católica Apostólica Romana e o segundo papa a renunciar por convencimento na história do catolicismo (o primeiro foi Gregório XII – 1406-1414) após seis séculos. Desde sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma. O Papa emérito Bento XVI, que vivia praticamente em clausura desde que renunciou à liderança da Igreja Católica.
Joseph Ratzinger nasceu em Marktl an Inn, uma pequena vila da Baviera, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma mulher de ascendência austríaca, passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria.
Na juventude Ratzinger pertenceu a juventude Hitlerista na Alemanha Nazista, mas segundo documentos do Ministério da Educação Alemão a incorporação à Juventude Hitlerista fora feita compulsoriamente. Ele era seminarista quando foi incorporado à comunidade nacional-socialista em 1943, com dezesseis anos, onde serviu na divisão Wehrmacht encarregada pela defesa antiaérea da fábrica da BMW nos arredores de Munique. Em 1945, após a rendição alemã Ratzinger ficou preso no campo dos aliados ocidentais de prisioneiros de em Bad Aibling entre 8 de maio e 19 de junho do mesmo ano. Depois de nos últimos meses da II Guerra Mundial Ratzinger regressou ao seminário juntamente com o irmão, obtendo depois o doutoramento em Teologia. Lecionou em Bonn, Münster e em Tubinga.
“A fé e a educação da sua família preparou-o para a dura experiência dos problemas relacionados com o regime nazista: ele recordou ter visto o seu pároco açoitado pelos nazistas antes da celebração da Santa Missa e de ter conhecido o clima de grande hostilidade em relação à Igreja católica na Alemanha”, diz o site do Vaticano. Em 1977, Paulo VI criou-o cardeal e, um ano depois, participou do conclave que elegeu João Paulo II. No dia 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito Papa pelo Colégio dos Cardiais. A escolha do nome “Bento” (do latim “Benedictus”) foi uma homenagem ao Papa italiano Bento XV (1914-1922).
O Papa emérito é considerado um intelectual da doutrina católica. No seu currículo conta com mais de cinco doutoramentos e possui vários livros publicados, entre eles a primeira encíclica ‘Deus Caritas Est’ e ‘Jesus de Nazaré’. Dentre as publicações, estão: Introdução ao cristianismo (1968), que é uma coletânea de lições universitárias sobre a “profissão de fé apostólica” e Dogma e Revelação, que reúne os ensaios, as meditações e as homilias dedicadas à pastoral em 1973.
Como Cardeal, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, função da qual foi indicado pelo Papa João Paulo II, Bento XVI censurou diversos teólogos ligados à Teologia da Libertação como Leonardo Boff, seu ex-aluno, a quem puniu com o silêncio obsequioso.
Joseph Ratzinger teve de se esquivar de problemas que emergiram em seu pontificado e, em decisão inédita, pediu desculpas por erros da Igreja Católica. Nos últimos anos, o Papa emérito morou no convento Master Ecclesiae, dentro do Vaticano, tendo mantido uma boa relação com o seu sucessor.
O velório do papa emérito Bento XVI será realizado a partir de segunda-feira (2 de janeiro) no Vaticano. O papa Francisco presidirá os ritos de despedida do funeral. E o sepultamento está marcado para o dia 5 nas dependências da Basílica de São Pedro, em Roma. Pela primeira vez na história moderna, um papa vivo vivencia a morte de outro papa, colocando em xeque protocolos tradicionais.
Bento XVI deixou um legado na História do Catolicismo. Seus últimos momentos foram de lucidez e vigilância, após alguns anos de debilidades devido ao avanço da idade. Uma vela que foi se apagando aos poucos mas deixou seu rastro de luz 🕯️
#morrebentoXVI
#lutoporbentoXVI
#adeusbentoXVI
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7, e UOL
⛪ Site oficial do Vaticano
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e O Globo
👉 Para saber mais sobre Bento XVI, papa emérito da Igreja Católica, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário