💫🚀💥 🌍
😓🖤 Num dia como hoje, 1° de fevereiro, há exatamente 20 anos, acontecia o segundo maior desastre com um ônibus espacial (o primeiro tinha sido o da Challenger em 28 de janeiro de 1986), quando ônibus espacial COLUMBIA, em sua 28ª missão (ônibus missão STS-107) lançada em 16 de janeiro de 2003, se desintegrou na reentrada na atmosfera, ao regressar à Terra, matando seus sete tripulantes: Michael P. Anderson (44 anos), David McDowell Brown (47 anos), Kalpana Chawla (42 anos), Laurel Clark (42 anos), Rick Husband (46 anos), William McCool (42 anos) e Ilan Ramon (49 anos). O que deixou a tragédia pior ainda foi o fato de que dois pilotos, a bordo de helicópteros de busca, morreram em um acidente enquanto procuravam detritos.
O Columbia tinha sido o primeiro Space Shuttle da NASA em 1981, naquela que foi a fase do programa espacial americano pós Apollo, sendo o primeiro dos ônibus espaciais da NASA a cumprir missões fora da Terra. Foi lançado pela primeira vez em 12 de abril de 1981. Realizou mais de 300 dias em órbita tendo transportado 160 astronautas e dando 4.808 órbitas ao planeta.
A causa do acidente foi um pedaço do revestimento do tanque de combustível externo que se soltou durante o lançamento e afetou os componentes do sistema de proteção térmica na asa esquerda. Na reentrada, o habitual calor excessivo derreteu o pedaço da asa sem proteção, que quebrou, deixando a nave sem controle e causando a desintegração do veículo.
A dezasseis minutos de tocar o solo, com as câmaras de televisão a acompanhar a descida da Columbia, bolas de fogo deixavam claro que algo de errado ocorrera. Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, Arkansas e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas.
Estranhamente, os vermes que a tripulação tinha usado em um estudo, que foram armazenados em uma caixa a bordo do Columbia, sobreviveram. Em julho de 2011 o programa do ônibus espacial completou sua missão final. Durante seus 30 anos de existência 355 astronautas viajaram a bordo de ônibus espaciais. No total, as cinco naves do programa – Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour – voaram quase 900 milhões de quilômetros. 🌕💫🌍🚀🌑
#20anosdodesastredocolumbia
#historiadacorridaespacial
#historiadaastronauticamoderna
#grandesdesastresaeronauticos
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Perfil da Antena1 RTP
📺 Canal History Channel Brasil
🖱️ Site da NASA (National Aeronautics and Space Administration - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).
👉 Para saber mais a explosão da Challenger, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário