💯⚰📚 👴 ⚖⚰ 💯
😓🖤 Num dia como hoje, 1° de março, há exatamente 100 anos morria em Petrópolis, Rio de Janeiro, o jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador RUI BARBOSA. Graças às suas contribuições jurídicas e intelectuais, ele se tornou uma grande referência para a política e um exemplar defensor da democracia. Um homem que mudou o curso dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais dos primeiros anos da nossa República.
Nascido em Salvador (BA) no dia 5 de novembro de 1849, Ruy Barbosa de Oliveira (grafia original de seu nome) foi também membro da Academia Brasileira de Letras. Formado em direito trabalhou como advogado e jornalista. No ano de 1877, elegeu-se deputado para a Assembleia Provincial e, no ano seguinte, Deputado-Geral da Assembleia da Corte (RJ). Como parlamentar defendeu o sistema de educação gratuito, obrigatório e laico abrangendo desde as primeiras letras até o ensino superior. Defendia, também, a implantação do federalismo no Brasil.
Em 1889 participou da reunião que convenceu o marechal Deodoro da Fonseca no levante contra a monarquia. Defensor de uma política liberal, no período republicano assumiu a pasta da Fazenda e da Justiça, sendo revisor da nova Constituição Federal, promulgada em 1891. Na pasta da Fazenda promoveu a queima dos arquivos da escravidão, em dezembro de 1890, com o intuito de impedir que antigos proprietários de escravos processassem o Estado, medida essa que pode ser vista também como a tentativa de apagamento do passado escravocrata do Brasil e uma barreira para que os escravizados requeressem indenizações.
Defendia um o país que não dependesse tanto da economia agrária e promovesse o desenvolvimento industrial, visão que propiciou uma reforma financeira que permitiu que os bancos privados pudessem emitir papel-moeda e a expansão crédito para a criação de empresas. No entanto, essas medidas criaram um clima de falsa prosperidade e o crescimento da especulação na Bolsa de Valores gerando a crise econômica com aumento da inflação e desvalorização da moeda, além da sequência de falências de vários empreendimentos. A crise ficou conhecida como “Encilhamento” e se arrastou até o governo de Prudente de Morais.
Durante o governo de Floriano Peixoto, Rui Barbosa se exilou por conta de suas críticas ao governo e consequente perseguição, voltando ao Brasil somente em 1895. Em 1897 foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e ocupou a presidência do Instituto dos Advogados de 1914 a 1916.
“Em 1º de março de 1923, apagou-se o sol”. Foi assim que o jornal carioca Gazeta de Notícias anunciou a morte de Rui Barbosa, tido como a maior celebração latina. Estampado na primeira página de vários jornais da época, ele era denominado o "maior dos brasileiros" e até hoje conhecido como o Águia de Haia por causa da força de sua atuação na conferência internacional de Haia em 1907, que colocou o Brasil no topo da diplomacia internacional. Mais que um ícone, Rui foi um herói do liberalismo brasileiro. Lutou pelo federalismo e pelo abolicionismo. Libertador de cativos, defensor de oprimidos, educador do povo, reformador da pátria, apóstolo de todas as causas liberais, que mais elogios se pode dar à este personagem que mudou os rumos na política e sociedade brasileiras? 🧐 👏👏👏👏👏👏
#centenariodamortederuibarbosa
#historiarepublicanabrasileira
#grandesnomesdajusticabrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Constituição de 1891, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/02/hoje-na-historia-240222-131-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário