👊🏾 🧑🏾⛓️👨🏾⛓️🧑🏾🦱⛓️🧓🏾 👊🏾
📜⚖️ Num dia como hoje, 25 de março, há 139 anos, a então província (hoje Estado) do Ceará abolia oficialmente a escravidão em seu território, uma iniciativa inédita no Brasil – o último do continente a fazer isso –, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea (Lei 3353 de 13 de maio de 1888) sancionada pela princesa Isabel, na condição de regente. O feito histórico colocou o Ceará no protagonismo do movimento abolicionista brasileiro na época e inspirou políticos, escritores, advogados e demais pessoas a aderirem à causa da libertação dos escravos.
A luta abolicionista cearense deve-se pelo menos a três importantes personagens: Maria Tomásia, uma distinta aristocrata, atuou como um grande suporte financeiro e político para o movimento abolicionista na área, estabelecendo uma rede de auxílio aos escravos fugitivos; Preta Tia Simoa, uma mulher negra liberta, liderou ao lado de seu marido José Luís Napoleão, a "Greve dos Jangadeiros"; e Francisco José do Nascimento (o grande Dragão do Mar ou Chico da Matilde) que liderou uma rebelião de jangadeiros impedindo o embarque de escravizados nos navios negreiros no porto de Fortaleza, recusando-se a transportar escravos em navios.
O fato histórico tornou-se a data magna do Estado do Ceará a partir da aprovação da Lei nº 16.292/2017, sendo um feriado estadual, um momento significativo para homenagear e lembrar os símbolos de resistência, liberdade e dignidade da cultura cearense. Não por acaso, o Ceará recebeu o título de “Terra da Luz!” Onde a luz da liberdade brilhou primeiro! Viva o povo cearense! 👏👏👏👏👏👏
#datamagnadoceara
#libertacaodosescravos
#historiadoabolicionismobrasileiro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre o movimento abolicionista brasileiro, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/09/hoje-na-historia-280921-150-anos-da.html
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/05/hoje-na-historia-130521-133-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário