domingo, 2 de abril de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 02.04.23 - 40 Anos da Morte de Clara Nunes

🎶🖤🎤🎸👩‍🦱 🪘🎤🖤🎶

😓🖤 Num dia como hoje, 2 de abril, há exatamente 40 anos o Brasil perdia CLARA NUNES, a mais brasileira de todas as cantoras da geração pós Carmen Miranda. Pouquíssimos artistas souberam encarnar tão profundamente a alma do povo brasileiro e dar voz à nossa cultura popular. Muito mais do que a genial intérprete de sambas, motivo principal de sua fama, Clara pesquisou e registrou diversos ritmos do nosso país, do ijexá ao baião. Seu canto era mestiço, de três raças, como versava uma de suas mais célebres e emocionantes gravações.

Clara Francisca Gonçalves nasceu em Paraopeba, Minas Gerais, em 12 de agosto de 1942. Filha de Ogum com lansã, divulgadora das crenças afro-brasileiras, plantou em nosso imaginário a marca dos Orixás e da espiritualidade tradicional. Pensar em Clara Nunes é pensar numa artista que encarnou o espírito coletivo do povo brasileiro. Clara foi casada de 1975, até a sua morte, com o compositor e poeta Paulo César Pinheiro, passando a assinar Clara Francisca Gonçalves Pinheiro. Perdeu três filhos, não deixando herdeiros.

Clara Nunes foi a mais autêntica cantora de sua geração e, com isso, quebrou o tabu de que mulher não vendia discos e se tornou a maior vendedora de sua época. Era a única cantora que tinha uma data oficial para lançamento de seus discos, que já saíam de fabrica com um mínimo de 600 mil copias vendidas. Foi a primeira cantora a comprar o seu próprio teatro, o Teatro Clara Nunes, um dos mais tradicionais espaços culturais do Rio de Janeiro. Ganhou o mundo e se tornou sucesso internacional, inclusive no fechado mercado fonográfico japonês, onde era venerada como uma verdadeira deusa.

Cantou todos os estilos musicais brasileiros. E muito bem! Foi uma das maiores vozes dos que não tinham voz durante a Ditadura Militar no Brasil, liderando shows, junto a Chico Buarque e gravando muita música de protesto. Uma mulher que além de fisicamente exuberante, de tão linda, era inteligentíssima e muito a seu tempo. Bibi Ferreira dizia que Clara tinha a chamada voz perfeita, na qual graves, agudos e médios eram idênticos em qualidade sonora. Era um dos maiores ídolos de Elis Regina e até hoje serve de escola e inspiração para uma legião de artistas.

Clara Nunes foi e continua sendo respeitadíssima no meio artístico. É a cantora mais homenageada da história da MPB e, até hoje, um verdadeiro mito para milhares de fãs que não a deixam ser esquecida. Que no dia de hoje, sejamos inspirados por aquela presença luminosa que a Guerreira, como era conhecida, nos transmitia e que sigamos seu exemplo de amor por nossa identidade. Saravá! 

#40anosdamortedeclaranunes
#historiadamusicapopularbrasileira
#saudadesdeclaranunes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Clara Nunes, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

1 comentário:

  1. Encontrei no Youtube o plantão da rádio globo anunciando a morte de Clara Nunes.

    ResponderEliminar

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...