🖤 🎬📺 👱♂️ 📺🎭 🖤
😓🖤 Num dia como hoje, 12 de agosto, há 2 anos, morria no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o premiado ator brasileiro TARCÍSIO MEIRA, Considerado um dos maiores atores e galãs de sua geração, e que marcou época com personagens fortes, no cinema, no teatro e na televisão. Durante décadas eternizou a televisão com mocinhos e vilões que marcaram a teledramaturgia nacional. Tarcísio fez história ao se tornar o galã da primeira telenovela diária brasileira.
Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho nasceu em São Paulo no dia 5 de outubro de 1935. Começou sua trajetória artística no teatro na década de 1950, com peças, como “Chá e Simpatia” e “Quando As Paredes Falam”. A estreia nas telinhas se deu em 1959 na TV Tupi, no teleteatro Noites Brancas. Ele foi o protagonista da primeira telenovela diária do Brasil, “2-5499 Ocupado”, transmitida pela TV Excelsior.
Três anos mais tarde, Meira entrou para a TV Globo, canal em que cravou seu nome na história da dramaturgia. Foram vários os personagens e as tramas inesquecíveis, dentre as principais: Irmãos Coragem (e Janete Clair, exibida entre junho de 1970 e julho de 1971), Cavalo de Aço (1973), O Semideus (1973), Guerra dos Sexos (1983), O Tempo e o Vento (1985), Desejo (1990), Rei do Gado (1996), Torre de Babel (1998), Hilda Furacão (1998), A Muralha (2000), O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006), A Favorita (2008), A Lei do Amor (2016).
No cinema, atuou em 22 longas-metragens, dentre eles “Independência ou Morte” (1972), de Carlos Coimbra, e “A idade da Terra” (1981), de Glauber Rocha. Em 1961, contracenou com Glória Menezes pela primeira vez, com quem se casou no ano seguinte. Juntos, viveram um dos amores mais lindos de se ver, e tiveram um único filho, Tarcísio Filho, em 1964.
Entre seus papéis mais marcantes estão João Coragem, na novela Irmãos Coragem (1970), Capitão Rodrigo, na minissérie O Tempo e o Vento (1985) e Renato Villar, na novela Roda de Fogo (1986). Tarcísio e Glória tiveram seus contratos encerrados com a Rede Globo em 11 de setembro 2020, depois de 52 anos na emissora, e se aposentaram. Seu último trabalho foi em 2018, em “Orgulho e Paixão”, novela global das seis, como o Lorde Williamson.
Após a aposentadoria, o casal passou a morar em uma fazenda de criação de gado e plantações em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Glória e Tarcísio já moravam na propriedade quando estourou a pandemia de COVID-19. Em 16 de março de 2021 receberam a segunda dose da vacina contra a COVID-19 em Porto Feliz. A primeira dose havia sido aplicada em 16 de fevereiro, também no município.
Em 6 de agosto de 2021 o casal foi internado no hospital Albert Einstein em São Paulo, após confirmação do diagnóstico de COVID-19. Segundo boletim do hospital, divulgado no dia 10 de agosto, o ator encontrava-se internado na UTI, contando com apoio de ventilação mecânica invasiva e diálise contínua.
Em 12 de agosto, seis dias depois da internação, Tarcísio morreu vítima da COVID-19, aos 85 anos. Glória recebeu alta quatro dias depois, já sabendo da morte do marido. O ator foi velado e cremado em uma cerimônia privada no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. Pouco antes de morrer, Tarcísio pediu para que suas cinzas fossem jogadas na fazenda de propriedade do casal em Porto Feliz.
A morte do ator Tarcísio Meira representou uma perda para a arte no país, em especial para a teledramarturgia. A maioria dos brasileiros assistiu a muitas novelas, seriados e filmes estrelados por este talentoso ator. Tarcísio nos fez rir e chorar e agora nos traz ao coração o sentimento de perda e saudade, compensado somente pela certeza de que sua arte segue viva em todos nós. 👏👏👏👏👏👏
#2anosdamortedetarcisiomeira
#historiadadramaturgiabrasileira
#saudadesdetarcisiomeira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
📰 Memória Globo
📺 Canal History Channel Brasil
💻 Portais G1, UOL e Metropólis
👉 Para saber mais sobre Tarcísio Meira, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário