🇪🇸 🎶❤️🎤 🧓 🎤❤️🎶 🇪🇸
❤️✨ Num dia como hoje, 23 de setembro, há 80 anos, nascia em Madrid, capital espanhola, o cantor, compositor, músico, produtor, ex-jogador de futebol, advogado e empresário espanhol JULIO IGLESIAS, reconhecido como o cantor europeu com maior sucesso comercial a nível internacional até aos dias de hoje. A sua voz singular, doce, suave e bastante latina é a sua marca distintiva mais forte. As suas canções tipicamente românticas e intimistas são um hino à vida, ao amor e às mulheres.
Julio José Iglesias de la Cueva, seu nome de batismo, dedicou-se inicialmente, antes de seguir um percurso na música, a uma carreira desportiva, tendo jogado na posição de guarda-redes do Real Madrid até uma lesão pôr término à sua carreira.
Com 25 anos, ganhou o Festival Internacional da Canção de Benidorm com o tema "La Vida Sigue Igual" e o Festival da Canção de Barcelona de 1970 com "Gwendolyne", com a qual representaria a Espanha no Festival da Eurovisão, obtendo um quarto lugar.
Nos anos 70, tornou-se uma estrela de dimensão internacional. Na década de 80, lançou o seu primeiro álbum em inglês, "1100 Bel Air Place", que incluía duetos com Diana Ross ou Willie Nelson. Em 1988 ganhou o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino com "Un Hombre Solo".
Na década de 90, o seu sucesso internacional expande-se, multiplicando-se as digressões pelos pontos mais destacados do mundo. Em 1992, apresenta o álbum "Calor" em diversas edições em espanhol, francês, italiano, português e alemão. No ano seguinte, grava com Frank Sinatra a canção "Summer Wind". Em 2000, apresenta o seu álbum "Noche de Cuatro Lunas". Em 2006, lança "Romantic Classics". Dentre os artistas brasileiros que fizeram duetos com Iglesias estão os Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Simone, e Roberto Carlos, de quem é fã .
Julio Iglesias gravou 80 álbuns, cantados em 14 idiomas, e possui mais de 2.600 discos de ouro e platina certificados. Estima-se que durante sua carreira tenha oferecido mais de 5.000 concertos e também se apresentado para mais de 60 milhões de pessoas nos cinco continentes. Na Espanha, seu país natal, é o artista que mais vendeu álbuns, com 23 milhões de cópias.
Em 1983 foi reconhecido como o artista que mais vendeu álbuns em mais línguas no mundo. Em 2006, foi destacado como o artista de música latina mais vendido na categoria masculina com vendas de 250 milhões de dólares americanos, certificado pelo Guiness World Records (equivalente a 250 milhões de álbuns). Em abril de 2013, foi premiado em Pequim como o artista latino que mais vendeu álbuns.
Atualmente, Julio Iglesias está afastado dos palcos e vive recluso, desapontado com a mídia por causa de falsas notícias sobre enfermidades e até mesmo sobre sua falsa morte. Ele mora em Miami, é casado com Miranda desde a década de 90, e é pai de cinco filhos, entre eles o também cantor Enrique Iglesias. Feliz cumpleaños (em espanhol mesmo) para o maior artista romântico dos últimos tempos. 🥳👏🏽👏🏽👏🏽🎂🍰!!!!!!!!
#80anosdonascimentodejulioiglesias
#historiadamusicainternacional
#parabensjulioiglesias
#JulioIglesias80Anos
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes Consultadas:
💻 Portais G1 e UOL
🖱️ Perfil da Antena1 RTP
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário