🎉 😠⚔️ 2️⃣0️⃣1️⃣ ⚔️😠 🎉
📜👊 Num dia como hoje, 19 de outubro, há 201 anos, na vila da Parnahyba – Piauí –, sede da indústria do charque na região, Simplício Dias da Silva (fazendeiro), João Cândido de Deus e Silva (juiz de fora) e Leonardo Carvalho Castelo Branco (poeta) declararam a província independente de Portugal. No calendário a data foi marcada como Dia do Piauí, aprovado em lei pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu (Lei nº 176, de 30 de agosto de 1937).
Antes da chegada dos Portugueses o Piauí era povoado por tribos indígenas, se destacando a tribo dos tremembés, que viviam próximos ao litoral e ao Rio Parnaíba, o estado foi explorado por bandeirantes como Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense, que tornaram-se proprietários de amplas terras no Piauí.
Em 19 de Outubro de 1822 foi dado início ao movimento libertário no Piauí, marcando a adesão da Província à Independência do Brasil proclamada no mês anterior por Dom Pedro I. Entretanto, o gesto de Parnaíba provocou uma forte reação do major João José da Cunha Fidié, que liderava as tropas leais à Coroa Portuguesa.
Fidié deixa Oeiras e vai a Parnaíba para retomar o poder. Com receio da represália e por não possuírem um exército forte, os libertários deixam Parnaíba e fogem para Granja, no Ceará. Após cinco meses do ato histórico em Parnaíba, ocorre em Oeiras o primeiro combate entre portugueses e piaiuenses.
A luta, iniciada na lagoa do jacaré, chegou ao riacho do Jenipapo, sendo palco de um dos mais violentos confrontos pela independência do país: a Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823). Apesar de Fidié vencer a batalha, ele não conseguiu retornar a Oeiras e ainda perdeu parte de seus suprimentos de guerra. O comandante das forças portuguesas no Piauí foi então para Caxias, no Maranhão, onde foi sitiado e e acabou por se render. Fidié foi mandado para São Luís, de onde partiu para Lisboa.
Em 1758, Piauí se tornou uma Capitania, com a capital em Oeiras, o que não mudou muito o cenário da sociedade piauiense, tendo seu território ainda predominante por fazendas de gado e poucas vilas. Com a Independência e o Império do Brasil, o Piauí passou a ser governado por oligarquias rurais, que continuariam a governar até o início da República.
Terra de gente forte, de belezas quentes, de cultura marcante, e de gastronomia rica, o Piauí é também a Terra do cuscuz, do Delta do Parnaíba, do reisado, da Serra da Capivara, das festas de São João, da Maria Isabel. Além de ser o único Estado nordestino cuja capital, Teresina, não está localizada no litoral. Que a chama da independência continue acesa, guiando-nos em direção a um futuro mais promissor, cheio de realizações e prosperidade para todos os brasileiros, e em especial aos piauienses que hoje comemoram sua data magna! 🥳 🎉✨🎉 🥳
#201anosdaadesaodopiauiaindependencia
#historiadaemancipacaopoliticadobrasil
#IndependênciaDoPiauí #Piauí201Anos
#OrgulhoPiauiense #DiadoPiaui
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Adesão do Piauí à Independência do Brasil, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2023/03/hoje-na-historia-130323-200-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário