segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 15.01.24 - 15 Anos do Milagre no Rio Hudson

🚨 🌊 🛬 🌊 🚨

👨‍✈️✈ Num dia como hoje, 15 de janeiro, o piloto do voo 1549 da US Airways, Chesley "Sully" Sullenberger conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson, em Manhattan, após a paragem dos reatores, no início do voo. A manobra quase impossível salvou a vida dos 155 passageiros e das eventuais vítimas terrestres, e alçou Sully à categoria de herói nacional. No entanto, nem mesmo a aclamação pública foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira.

O Voo US Airways 1549 era um voo comercial de passageiros rotineiro, que iria de Nova Iorque para Charlotte, Carolina do Norte. No dia 15 de janeiro de 2009, seis minutos após decolar do Aeroporto LaGuardi, enquanto ganhava altitude, o Airbus A320 atingiu um grupo de gansos-do-canadá, que resultou numa imediata perda de potência de ambos os motores. Com segundos para reagir após perder os dois motores, o capitão CB Sully Sullenberger "Sully" e Jeffrey Skiles planaram o avião para abandoná-lo no rio Hudson.

A tripulação determinou que a aeronave não poderia alcançar de sua posição (a nordeste da ponte George Washington, não existia qualquer ponto de aterragem), decidiu guiar a aeronave para sul, direcionando o seu curso para o rio Hudson. Logo após o pouso de emergência no rio, os 155 passageiros do avião parcialmente submergido e em naufrágio saíram e foram todos resgatados por embarcações próximas.

Toda a tripulação do voo 1549 foi mais tarde condecorada com a Medalha de Mestre da Guild of Air Pilots and Air Navigators. No momento da entrega das medalhas, foi dito que "Esta aterragem de emergência e a evacuação da aeronave, sem a perda de nenhuma vida humana, é uma conquista heróica e única da aviação".

Em 2016, o caso ganhou um filme: Sully - O Herói do Rio Hudson, dirigido pelo vencedor do Oscar Clint Eastwood, e protagonizado pelo também vencedor do Oscar Tom Hanks – disponível nos streamings da Prime Vídeo e HBO Max. Sully virou um herói nacional e recebeu muitas homenagens na época, sendo elogiado até pelo então presidente George W. Bush.

Nove anos depois que Chesley "Sully" Sullenberger conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson, tivemos a versão brasileira de um piloto excepcional. Josmar Fender é o nome do comandante do Boeing 777 da Latam, que com perícia e sangue frio, salvou a vida de 339 passageiros e 16 tripulantes ao conseguir aterrissar o avião com pane elétrica e tanque cheio no Aeroporto Internacional de Confins, Belo Horizonte, na madrugada de 20 de dezembro de 2018.

Na empresa desde novembro de 1995, Comandante Fender desceu emocionado da aeronave e foi longamente aplaudido no aeroporto. Talvez ele, tal qual Sully, recuse o título de herói, mas evitou que o voo LA 8084 (São Paulo-Guarulhos/Londres Heathrow) terminasse em tragédia. 👏👏👏👏👏👏

#15anosdomilagrenoriohudson
#historiadaaviacaointernacional
#grandesepisodiosdaaviacaocomercial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

😨 Para saber o porquê da data 17 de julho ser um dia fatídico para a aviação, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...