🗳️📚 👊 👴 👊 📝🏤
✝️ LUTO 😞 A educação pernambucana amanheceu enlutada com a partida de um de seus principais defensores. Morreu na madrugada de hoje, 8 de agosto, aos 69 anos, JOY BENÍCIO, que além de professor de língua portuguesa e inglesa, era sindicalista, ativista e sobretudo torcedor apaixonado do Sport Clube do Recife, ao qual ele mesmo se proclamou como sendo o REY DA ILHA (e sempre ressaltava que era rei com Y mesmo). Era também membro da C.T.B. – Central Trabalhista dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ligada ao Partido Comunista do Brasil.
Nos últimos meses, ele esteve internado para fazer cirurgias na região da coluna vertebral, mas acabou descobrindo durante o processo que sofria de fibrose pulmonar, cujas complicações acabaram levando-o a óbito, segundo relato de parentes no funeral.
Joy Luiz Ramos Benício nasceu em Olinda no dia 26 de abril de 1955. Sua carreira profissional no serviço público estadual pernambucano completou 43 anos no último domingo, dia 4 de agosto. Sua primeira casa, como carinhosamente chamamos nossa unidade de trabalho, foi a Escola Estevão Pinto localizada em Peixinhos, como agente administrativo; mas em 1986 ele passou para a sala de aula, lecionando língua portuguesa e inglesa para turmas do Ensino Médio e Fundamental.
E de lá para cá, foram mais de quatro décadas de muitas escolas, estudantes, aulas, lutas, conquistas, e alguns dissabores também. Joy Benício passou por várias escolas da Gerência Metro-Norte: João Matos Guimarães (1981, da qual foi um dos primeiros servidores), Escola Nova Cruz de Igarassu (2000), Escola Tabajara (2008), José Brasileiro Vila Nova (2008), José Manuel de Queiróz (2009), e Professora Amarina Simões (2009), onde está lotado até hoje. Como professor contrado, passou pelas escolas Ernesto Silva e Jerônimo de Albuquerque, ambas em Rio Doce, Olinda.
Em algumas ocasiões, Joy tentou a carreira política. A última foi em 2020, quando se candidatou a vereador na cidade do Paulista numa chapa conjunta chamada Movimento 65 pelo PC do B, que obteve 126 votos (0,08% dos votos válidos), segundo o TSE.
A partir de 2009, Joy Benício iniciou uma nova etapa de sua carreira como servidor: eleito para ser o representante setorial do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco), responsável por fazer a ponte entre os professores, funcionários e o sindicato, função que exerceu até sua morte, e da qual foi eleito em quatro eleições consecutivas, sendo sempre um dos mais votados dentre as regionais.
Incansável, difícil dizer qual escola da GRE-Metro Norte que não conhece o "Rey da Ilha", como ficou conhecido nos últimos anos por defender com manto e coroa as cores vermelho e negra do querido Sport Clube do Recife, torcedor entusiasmado e árduo defensor do clube. Além de passar os informes do sindicato, Joy costumava pregar os cartazes informativos, com uma característica peculiar: sua assinatura com uma carinha desenhada!
Numa de suas entrevistas para o projeto Muita História pra Contar (em 2021), ele resumiu sua experiência de quarenta anos numa frase: "Passei por muitos encontros e desencontros, e com ética e profissionalismo, estou aqui com 66 Anos de idade com cabeça de 30, e atuante pelo Sintepe em defesa da categoria!".
Seu bordão "aceita ou surta" é uma metáfora do espírito combativo e destemido de lutar por demandas de sua categoria profissional. O agente administrativo, professor, representante setorial, e sobretudo servidor público, Joy Benício, deixou um legado que jamais será esquecido.
Até os últimos dias, Joy lutou por aquilo que sempre defendia e acreditava: olhar pelo povo, com o povo, e para o povo. Deixou uma lacuna no meio sindical e educacional que dificilmente será preenchida. Mas todo guerreiro merece um descanso! E hoje chegou o dia dele. Encantou-se num dia frio e chuvoso, porque até a natureza chora quando os bons deixam o plano terrestre. Vai na paz companheiro Joy. Aqui a luta continua e sua memória estará sempre... PRESENTE! ✨ 👏👏👏
#morrejoybenicio 🖤
#lutoporjoybenicio 🥀
#adeusjoybenicio 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Joy Benício era membro de todos os grupos e perfis do projeto Muita História pra Contar, sendo um de seus principais incentivadores. Este post é mais do que uma postagem do projeto, é uma homenagem aquele que durante anos curtiu, compartihou, comentou, sugeriu e aplaudiu este projeto. A ele, nossa eterna gratidão. 🙏⏳🙏⌛🙏
👉 Para saber mais sobre Ermelinda Andrade, outra grande educadora pernambucana, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário