terça-feira, 13 de agosto de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 13.08.24 - 250 Anos do Nascimento de Hipólito da Costa

🇧🇷📰 🧓 📰🇧🇷

🎂🎉 Num dia como hoje, 13 de agosto, há 250 anos, nascia na Colônia do Sacramento – atualmente República Oriental do Uruguai –, o jornalista e diplomata HIPÓLITO DA COSTA, considerado um dos grandes precursores da Imprensa no Brasil.

Segundo a historiadora Isabel Lustosa, Hipólito um dos responsáveis pela construção de um sentimento de integração nacional na época da emancipação política (1822) quando as diversas províncias que constituíam o Brasil ainda não se compreendiam bem como integrantes de uma mesma nação. Hipólito ele desempenhou um papel crucial na luta por ideias liberais e emancipação colonial.

Hipólito José da Costa Pereira Furtado Mendonça era filho de um fazendeiro da Capitania do Rio de Janeiro,  Félix da Costa Furtado de Mendonça, e de Ana Josefa Pereira. Formou-se em Direito e Filosofia na Universidade de Coimbra, em 1798. No mesmo ano foi encarregado pelo ministro português, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, de estudar questões econômicas nos Estados Unidos.

Nomeado para a Imprensa Real em 1801, fez nova viagem oficial, à Inglaterra e à França, sendo preso na volta, em 1802, passando então cerca de três anos nos cárceres da Inquisição, acusado de disseminação da Maçonaria em Portugal. Fugiu em 1805, disfarçado em criado de serviços, tomando o rumo de Espanha, Gibraltar e finalmente Londres.

Em Londres, Hipólito fundou o "Correio Braziliense" ou "Armazém Literário", considerado o primeiro jornal brasileiro. Ele usou esta plataforma para defender ideias liberais e apoiar a Independência do Brasil. Seu jornal circulou de 1º de junho de 1808 a 1° de dezembro de 1822, dando ampla cobertura à Revolução Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que conduziriam à Independência do Brasil.

Em todas as biografias de Hipólito, nos documentos relativos à sua atuação na Maçonaria e no longo período em que viveu em Londres, a figura do Grão Mestre da Maçonaria Inglesa, o Principe Augusto Frederico, Duque de Sussex, filho do Rei Jorge III da Inglaterra, sempre aparece a ele relacionada como o protetor, o amigo que possibilitou a Hipólito condições de viver e escrever na Inglaterra sem que a mão da Justiça portuguesa conseguisse alcançá-lo.

Foi na Inglaterra que Hipólito passou a maior parte de sua vida, vindo a falecer em Londres no dia 11 de setembro de 1823. Seu legado é celebrado no Brasil, onde ele é reconhecido como o Patrono da Imprensa. Em Porto Alegre, o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa homenageia sua contribuição inestimável. Seus restos mortais foram transferidos para Brasília em 2001 e, em 2010, seu nome foi inscrito no Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Hipólito da Costa é também o patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras. 🏛️ 📖🖋️

#250anosdonascimentodehipolitodacosta
#historiadaimprensabrasileira
#HipolitodaCosta

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre as origens da Imprensa no Brasil, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...