segunda-feira, 23 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 23.08.21 - Morre o Guitarrista Paulo Rafael

🎶🖤 🎼🎸🎼 🖤🎵

✝️😭⚰️ O guitarrista e produtor musical pernambucano PAULO RAFAEL faleceu na madrugada desta segunda-feira (23), aos 66 anos por complicações de saúde causadas por um câncer de fígado. Ele ficou conhecido na cena musical por integrar a banda Ave Sangria, que marcou a história do rock psicodélico brasileiro, e por ter um papel fundamental na definição do som de Alceu Valença, trazendo a força do rock para canções influenciadas pela música regional nordestina, ao longo de mais de 40 anos de parceria.

Natural de Caruaru, no Agreste pernambucano, Paulo Rafael começou sua carreira na década de 1970 no Recife com o grupo Phetus, ao lado de Paulo Raphael, Zé da Flauta e Bira Total, dividindo os palcos com outras bandas como Tamarineira Village, depois rebatizada de Ave Sangria, a qual ele também faria parte. Logo se tornou um dos principais instrumentistas do rock psicodélico local, no movimento contra-cultural conhecido como Udigrudi, e do gênero no país inteiro. Na época, a banda lançou apenas um disco homônimo, de 1974, que foi censurado pela ditadura. A sua sonoridade, porém, foi ganhando novos fãs a cada geração, levando o grupo a se reencontrar em 2014 para gravar um novo lançamento, intitulado Vendavais.

O guitarrista além da parceria com Alceu Valença, teve várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados, com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Foi ele quem escreveu o arranjo da faixa "Vaca profana", de Caetano Veloso, gravado por Gal Costa. Paulo também participou de outros projetos aclamados da cena psicodélica. Produziu álbuns solo como sua estreia Caruá (1980), com Zé da Flauta e Lenine (ainda percussionista na época).

Vários artistas lamentaram a morte do guitarrista, dentre eles Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. O músico faleceu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro; deixando esposa, neta e filha. O corpo deverá ser velado no Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, onde deverá ser cremado. Paulo Rafael deixou um legado musical imprescindível e inesquecível para a cena musical pernambucana. Sua obra permanecerá atemporal e fundamental para os amantes da boa musicalidade nordestina. 😞😓😥😢😭

#lutoporpaulorafael
#cenamusicalpernambucanadeluto
#historiadamusicalidadepernambucana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Portal G1 e Diario de Pernambuco (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...