🙏🕯️ 🧒🏾👦🏿 🕯️🙏
🍭🍬 Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são o Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum. Em outros itans (histórias mitológicas) Ibejis são filhos de Iemanjá e eles tiveram um irmão chamado Idoú ou Doum, por isso, nas representações sincréticas dos gêmeos, aparecem três irmãos, ao invés de dois. Os itans contam que eles tinham grandes poderes, inclusive de enganar a morte (icu). São crianças que adoram brincar mas são muito poderosos pois dominam a magia.
Segundo a lenda, um dos irmãos morreu afogado e o outro, extremamente triste, pediu ao “Deus supremo”, que o levasse. Conta a tradição que foi deixada na terra uma imagem em que a figura dos dois apareciam juntas e jamais poderiam ser separadas. A partir de então, as promessas passaram a ser feitas para a imagem, também em troca de doces e brinquedos.
Simbolicamente, Ibejis representam a pureza, a inocência e a bondade. Suas vibrações são de muita alegria e harmonia. Os cultos africanos introduzidos pelos nagôs e bantos trouxeram ainda o conceito de transe infantil, denominado Erê (brincadeira), por isso alguns templos chamam as manifestações de espíritos infantis como Erês, ou simplemente Crianças. Dia 27 de setembro é o dia deles e o dia da semana é domingo. A cor das velas é rosa e azul claro. Geralmente, eles incorporam junto com os Pretos-Velhos, os quais coordenam os trabalhos espirituais das crianças. ♐♒♏
#diadosibejis
#cosmeedamiao
#sincretismoreligioso
#religiaomatrizafrobrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Site do Santuário Nacional da Umbanda e Memória EBC
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário