sábado, 30 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 30.10.21 - 43 Anos do Nascimento de Paulo Gustavo

❤️🎬 📺 😂 📺 🎭❤️

🎉🎂 Num dia como hoje, 30 de outubro, há 43 anos, nascia em Niterói (Rio de Janeiro) Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, que mais tarde ficaria nacionalmente conhecido como PAULO GUSTAVO, imortalizado por seu principal personagem: Dona Hermínia, personagem protagonista de Minha Mãe é uma Peça, que dos palcos dos teatros ganhou as telas do cinema. A peça se tornou um fenômeno e rendeu a Paulo Gustavo uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator. Outro personagem icônico de Paulo Gustavo foi o Valdormiro na série Vai Que Cola do Multishow. Ele também fez pequenas participações em séries populares da globo como A Diarista e Sítio do Pica Pau Amarelo.

Paulo Gustavo foi criado em uma família de classe média e teve a oportunidade de estudar no tradicional Colégio Salesiano durante o ensino fundamental. Sua bissexualidade foi assumida ainda na adolescência, quando chegou a sofrer preconceito explícito de um professor. Antes de decidir pelos palcos, sua aposta profissional foi Turismo, faculdade que cursou durante um período e interrompeu. Foi na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro (RJ), que Paulo Gustavo se formou como ator em 2005. Ainda sem o diploma, o artista já fazia sucesso. Seu primeiro destaque foi com a peça O Surto! (2004). O espetáculo era feito de esquetes satíricas que alfinetavam o meio artístico da época.

Em 2009, Paulo Gustavo teve um papel coadjuvante no filme Divã, ao lado de Lília Cabral, como o cabelereiro Renée. Em 2011 reprisou o papel na adaptação do filme para a televisão. No mesmo ano, o ator conseguiu seu próprio programa de humor no Multishow, o 220 Volts, onde o comediante interpretava diversos personagens em diferentes contextos, incluindo Dona Hermínia, personagem inspirado em Déa Lúcia Vieira Amaral, sua própria mãe. O programa foi um grande sucesso do canal e ajudou a alanvacar ainda mais a carreira do ator.

Em 2013, Paulo Gustavo levou "Minha Mãe é uma Peça" para os cinemas e o filme foi um grande sucesso de público, batendo recordes de bilheteria. A popularidade do filme foi tão boa que rendeu duas continuações, uma em 2016 e outra em 2019, que se tornou o filme mais assistido do ano no Brasil superando a marca de 11,5 milhões de espectadores nos cinemas. Em 2015 foi publicado como um livro pela editora Objetiva. Seu último trabalho foi o especial de fim de ano 220 Volts, exibido em dezembro de 2020.

A trajetória de sucesso do ator foi interrompida precocemente. Paulo Gustavo foi uma das vítimas da pandemia da Covid-19 neste ano de 2021. Após apresentar sintomas da covid-19, o ator se internou no dia 13 de março. Foram meses de orações e procedimentos médicos-hospitalares para salvar a vida do ator. Dois dias antes de falecer, Paulo conseguiu interarir com o marido, mas horas depois ele sofreu uma embolia, da qual não conseguiu se recuperar, falecendo em 4 de maio de 2021 às 21h12.

O ator era casado com Thales Bretas e tinham dois filhos (Gael e Romeu). Deixou uma lacuna que dificilmente será preenchida pelo estilo de humor que ele fazia, irreverente sem perder o lado humano dos personagens. Em sua homenagem o Estado do Rio de Janeiro transformou o dia de seu nascimento num feriado (sancionado pela lei  Lei nº 9440/2021), quando sera comemorado o Dia do Humor.

Paulo Gustavo era dono de uma fortuna e realizava doações com frequência para ajudar os necessitados. Segundo Padre Júlio Lancelotti, que atua diretamente em ações de caridade, Paulo doou 1,5 milhão para a construção de um hospital para tratar doentes de câncer.

No Senado está em tramitação o Projeto de Lei Complementar n° 73, de 2021, que recebeu seu nome (Lei Paulo Gustavo), cujo objetivo é captar recursos da União para o fomento das atividades artísticas durante a pandemia. O projeto foi incluído na ordem do dia 6 de setembro, mas mas foi retirado da pauta a requerimento do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho. A Câmara de Vereadores de Niterói no dia 13 de maio de 2021, a troca de nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. No dia em que completaria seus 43 anos, Paulo Gustavo também será homenageado no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, com projeções iluminadas, dentre elas a frase que ficou como lema do ator: "rir é um ato de resistência". 👊🤣💪 👏👏👏

#43anosdonascimentodepaulogustavo
#historiadadramaturgiabrasileira
#PauloEternoGustavo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites do G1, Agência Senado e E-Biografia.

👉 Para saber mais sobre a morte de Paulo Gustavo acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...