🇦🇷🏆⚽ 🧑🏼🦱 ⚽🏆🇦🇷
🎉⛹🏽 Num dia como hoje, 30 de outubro, há 61 anos, nascia em em Lanús (Argentina) Diego Armando Maradona, que se consagraria anos mais tarde nos estádios mundiais como MARADONA, um dos maiores craques de todos os tempos, e que desafia a preferência pelo brasileiro Pelé no coração dos apreciadores do futebol-arte. Atuando como meia ou atacante, dentro de campo tinha como características sua inteligência, vontade, dribles e velocidade. Um dos seus maiores momentos na carreira foi na Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina. Para muitos, "El Pibe de Oro" foi o responsável pela conquista do título na Copa do México. Ele também foi consagrado durante sua gloriosa passagem pela equipe italiana do Napoli.
Maradona como profissional em 1976, quando tinha apenas 15 anos, no time Argentinos Juniors, de Buenos Aires. Três anos depois, já comemorava seu primeiro título como campeão mundial na categoria Sub-20. Assim como tantos outros craques do futebol, Maradona destacou-se em seu país (no clube Boca Juniors) e depois foi jogar no exterior. Após uma passagem pelo clube Barcelona, da Espanha, atuou no clube Napoli, da Itália, onde permaneceu de 1984 a 1991.
Maradona defendeu a seleção argentina em quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994), encantando todo o planeta com jogadas talentosas. Fez gols que, de tão bonitos, entraram para a história do futebol. Um deles, entretanto, é lembrado não pela beleza, mas pela polêmica. Em um jogo contra a Inglaterra, na Copa do Mundo no México, em 1986, Maradona fez um gol com a mão. O juiz e os bandeirinhas não notaram a falta, e o gol foi validado apesar dos protestos da seleção inglesa. A Argentina venceu a partida por 2 a 1.
Na mesma medida em que teve sucesso, Maradona também teve uma carreira cercada por controvérsias. A carreira de Maradona começou a declinar quando ele foi proibido de jogar futebol por 15 meses devido a uso de drogas, em 1991. A partir daí, foi penalizado pelo mesmo motivo mais duas vezes, a última delas pelo consumo de uma substância estimulante chamada efedrina, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. Ele foi expulso da competição e teve que voltar à Argentina. Maradona também é conhecido por suas declarações polêmicas contra os bastidores da FIFA e seus dirigentes, além de alfinetar Pelé e brigar com a imprensa.
Maradona continuou a jogar futebol na Espanha e na Argentina até se aposentar, em 1997. O envolvimento com substâncias proibidas e o forçado afastamento dos campos acabaram por transformá-lo em um homem muito diferente do atleta talentoso. Ele passou por momentos difíceis e internou-se em clínicas de reabilitação em busca de ajuda.
De 2008 a 2010, o craque assumiu o comando da seleção argentina, sem muito sucesso. Em 2011, foi contratado para treinar o clube Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, a equipe enfrentou dificuldades, e Maradona foi demitido no ano seguinte. Ele passou por vários outros clubes até que, em 2018, tornou-se o técnico do time mexicano Dorados de Sinaloa.
Diego Maradona morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. De acordo com o jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na cidade de Tigre. O ídolo mundial havia passado por uma delicada cirurgia para drenar uma hemorragia do cérebro no início do mês de novembro. Sua morte causou uma grande comoção na Argentina onde era tido como um ídolo nacional. A Amazon Prime Video estreou ontem (dia 29/10) uma série biográfica intitulada "Maradona: Conquista de um Sonho". a série irá percorrer toda a trajetória de Maradona, desde seu humilde início em Villa Fiorito, na Argentina, até a Copa do Mundo no México, em 1986, onde se consagrou ao golear a Inglaterra nas quartas de final com o seu famoso método “Mão de Deus”. 🎥🎞️📺
#61anosdonascimentodemaradona
#historiadofutebolmundial
#DiegoEternoMaradona
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptado) 🙂
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário