🗳️ 💋 👩🏻🦰 💋 🗳️
💄👠 A primeira mulher presidenta do Brasil foi eleita há onze anos. Um marco histórico, o segundo aliás, anos antes (2002) um ex-migrante nordestino e operário havia conseguido o mesmo feito, se formos analisar quem historicamente sentava na cadeira de chefe de Estado e chefe de governo da nossa República.
Dilma Rousseff foi eleita ao cargo após vencer as eleições no segundo turno, derrotando o candidato José Serra (PSDB) com 56,05% contra 43,95% dos votos válidos. Antes de concorrer, ela já era figura de destaque no governo de Lula, que a apontou como sua sucessora. Filiada ao PT desde 2001, ela ocupava a pasta de Minas e Energia (2003 e 2005) e depois assumiu como Ministra-Chefe da Casa Civil. Em 31 de março se afastou do cargo de ministra-chefe da Casa Civil por conta da lei eleitoral.
A vitória de Dilma Rousseff representou muito mais do que a queda de um paradigma patriarcal na política brasileira, ela significou a escolha de 57% do eleitorado que optou por um projeto de poder identificado com demandas que historicamente sempre foram relegadas a um segundo plano, justamente porque beneficiavam pautas feministas.
Em 2009, ela foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes a classificou como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011, estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Recebeu também o Woodrow Wilson Award, dedicado a líderes de governos que buscam melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo. Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU em 2011, realizada em Nova York.
Dilma passou pelo pior da ditadura, sofreu torturas horríveis, e nunca abaixou a cabeça para seus algozes. Nem mesmo quando durante a Copa do Mundo de 2014 quando era afrontada em estádios lotados com palavras de baixo calão. Ela se manteve firme, de pé, com a ombridade que falta em alguns homens que ocupam o mesmo cargo. Dilma foi reeleita em 2014, mas sofreu um processo de impeachment em 2016, sendo obrigada a deixar o cargo e substituída pelo vice, Michel Temer (PMDB). 🇧🇷
#11anosdaeleicaodedilma
#historiadarepublicabrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (adaptado) 🙂
👉 Para saber mais sobre sobre Dilma acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário