terça-feira, 25 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 25.01.22 - Morre Olavo de Carvalho - Guru do Bolsonarismo

📖✍️ 🤨 📖✍️

✝️ Morreu hoje, 25 de janeiro, aos 74 anos em Richmond, na Virgínia (E.U.A), onde se encontrava hospitalizado, o escritor, astrólogo e guru bolsonarista OLAVO DE CARVALHO. Apesar da causa da morte não estar na nota oficial divulgada pela família, segundo Heloísa de Carvalho, ele teria morrido devido à complicações decorrentes da covid-19, do qual ironicamente seu pai dizia que se tratava de "historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel", como consta na sua conta de Twitter em maio de 2020. Olavo também criticava medidas de isolamento social, o uso de máscaras e duvidava dos riscos do coronavírus.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu em Campinas, São Paulo, em 29 de abril de 1947. Foi o segundo filho do advogado Luiz Gonzaga de Carvalho com Nicéa Pimentel de Carvalho. Apesar de se apresentar como filósofo, ele não concluiu o curso de filosofia, iniciado no Conjunto de Pesquisa Filosófica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Durante anos, foi um estudioso da astrologia. O interesse pelo tema ganhou força a partir de 1975, quando concentrou seus esforços no “estudo das Artes Liberais”, que tinha, segundo ele, “sete disciplinas básicas para a formação dos letrados na Europa Medieval: Lógica, Retórica e Gramática; Aritmética, Música, Geometria e Astrologia”.

Os primeiros trabalhos na imprensa foram na empresa Folha da Manhã, antes mesmo de completar 18 anos de idade. Trabalhou também no jornal A Gazeta; na revista Atualidades Médicas; no semanário Aqui, São Paulo; no Jornal da Semana, e no Jornal da Tarde. Foi colaborador de veículos como Folha de São Paulo, Zero Hora, O Globo, Primeira Leitura e Bravo!

Olavo de Carvalho era considerado um dos principais influenciadores da extrema-direita brasileira e um dos ideólogos do presidente e de seus filhos, embora ultimamente vinhesse discordando do presidente. Autor de vários livros, em sua maioria recheados de teorias conspiratórias, como por exemplo o chamado "globalismo", e planos comunistas para dominar o mundo, Olavo coleciona entre seus best-sellers a obra "O mínimo que você precisa para não ser um idiota", da Editora Record, que vendeu mais de 150 mil exemplares no Brasil. Olavo de Carvalho foi um dos pioneiros a usar as redes sociais para disseminar suas ideias conservadoras e retrógradas, misturadas com bizarrices, como por exemplo, que fetos humanos abortados eram usados na fabricação de refrigerantes (Pepsi).

Seu livro "O Jardim das Aflições" inspirou o cineasta pernambucano Josias Teófilo fazer um documentário homônimo sobre a vida do escritor, seu pensamento e sua obra. O filme sofreu boicote de sete diretores no Festival Cine PE 2017 e teve sua exibição no auditório do prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terminada em confusão e pancadaria na noite do dia 27 de outubro de 2017. Atualmente o documentário está disponível no streaming da Amazon Prime Vídeo.

No ano passado (2020), Olavo de Carvalho teve diversos problemas de saúde, que o levaram a uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos. Entre julho e agosto de 2021, ele foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Como era cardiopata, nesse período, teve que ser submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e a um cateterismo de emergência.

O Ministério Público de São Paulo chegou a instaurar à época procedimento para apurar se o escritor furou a fila do SUS. Depois de receber alta na rede pública, ele internou-se novamente, na clínica Saint Marie, na Zona Sul de São Paulo, de onde recebeu alta no fim de novembro.

É inegável que seu papel de influenciador digital teve peso na eleição de Jair Bolsonaro, como também de que ele serviu como ideólogo da maioria dos que hoje se dizem conservadores de direita. Nem sempre como bons modos, Olavo era desbocado e usava de palavras chulas em seus vídeos, o escritor teve que responder penalmente por injúria e difamação por Caetano Veloso em 2017, perdendo a ação inclusive. O escritor chegou a pagar R$ 65.966,78 a Caetano por danos morais em agosto de 2020, mas se recusou a apagar as publicações questionadas pelo músico. A indenização total era de 2,9 milhões.

Aclamado pela direita como filósofo e criticado pela esquerda como um negacionista, Olavo de Carvalho deixou um legado que provavelmente perdurará por anos no debate político brasileiro, incendiando ainda mais a polarização partidária-ideológica entre direita e esquerda. O olavismo foi uma semente que encontrou no meio de uma elite conservadora e saudosa do patriarcalismo da sociedade colonial tudo o que precisava para disseminar pautas como o armamentismo, o anticomunismo, o antifeminismo, o antimarxismo, e a aversão aos movimentos sociais de luta por direitos e melhores condições de vida. 😒😒😒

#morreuolavodecarvalho
#historiadoconservadorismobrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas:

📻 Agência Brasil - E.B.C.
💻 Portais G1, R7, e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...