segunda-feira, 4 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 04.07.22 - Morre o Cardeal Cláudio Hummes

✝️💒 ⚰️ 👴 ⚰️ 💒✝️

LUTO |  😓🖤 O arcebispo emérito de São Paulo Dom Cláudio Hummes morreu nesta segunda-feira (4). Ele tinha 87 anos e lutava contra um câncer no pulmão. De acordo com o médico Rodrigo Paulino, o óbito foi pouco depois das 9h. O velório de Dom Cláudio acontecerá na Catedral Metropolitana de SP. No local serão celebradas Santas Missas em diferentes horários. Ele era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. No Conclave em que foi escolhido o Papa Francisco, em 2013, foi revelado que a escolha do novo líder da Igreja Católica foi inspirada pelo religioso brasileiro.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 8 de agosto de 1934, Hummes entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). 

Dom Cláudio entra para a História como um dos principais personagens do Novo Sindicalismo e das greves que incendiaram o ABC na virada dos anos 70/80. Varou noites nos piquetes, enfrentando a PM, abriu as portas da Matriz de Santo André (cidade da qual era arcebispo) para as assembleias dos grevistas quando a repressão interveio no Sindicato. Foi dele a ideia de criar o Fundo de Apoio à Greve, destinado a manter as famílias dos trabalhadores, demitidos em todas as empresas. Discretamente fazia contatos com a Igreja em vários pontos do mundo, em busca de apoio político e material aos grevistas e suas famílias. 

O legado de Dom Cláudio Hummes jamais será esquecido. Sua história foi construída sempre ao lado do povo. Ele abriu a igreja em momentos em que os sindicatos sofriam intervenção da ditadura militar. Liderou a Pastoral Operária em todo o Brasil e, em 2011, tornou-se presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia. Cabo eleitoral, amigo e confidente do Papa Francisco, quatro meses atrás, já em virtude da moléstia, Dom Cláudio renunciou à presidência da Ceama (Conferência Eclesial da Amazônia). Foi um dos bispos mais importantes da recente história do Catolicismo brasileiro. Dom Cláudio Hummes escolheu sempre defender o lado dos pobres e oprimidos. Seu exemplo apostólico e evangélico nunca será esquecido. 👏👏👏👏👏👏

#morreclaudiohummes
#lutoporclaudiohumes
#adeusclaudiohumes

🧭 Concepção e elaboração do post  📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Dom Hélder Câmara, outro importante líder do catolicismo brasileiro, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...