🗳️🫶🇧🇷 🧔🏻 🇧🇷🫶🗳️
🙋♂️ Vinte anos depois, Luís Inácio Lula da Silva (77 anos) subiu a rampa a rampa do Palácio do Planalto em Brasília para receber a faixa presidencial após ter sido empossado horas no Congresso Nacional como o 39º presidente da República brasileira, o primeiro a ter sido eleito para três mandatos (2003 até 2006, de 2007 até 2011, e o que se inicia hoje e deve se estender até 2026). O pernambucano, ex-sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores foi eleito Eleito em 2º turno com 50,9% dos votos válidos (60,3 milhões de votos) contra 49,1% dos votos para Jair Bolsonaro (58,2 milhões de votos). Foi a menor diferença entre 2 finalistas nas últimas 9 disputas presidenciais, desde 1989. Lula foi eleito em meio a eleição mais polarizada da história da redemocratização brasileira até o momento. Lula tomou posse com o desafio de consolidar a democracia, restabelecer a independência entre instituições e a harmonia entre poderes, enfrentar o racismo, combater a fome e a desigualdade que se intensificaram no país.
Lula utilizou o Rolls-Royce presidencial, carro usado desde 1953 por presidentes brasileiros para o desfile rumo ao Congresso Nacional na posse neste domingo. O uso era uma dúvida no evento porque havia a preocupação com questões de segurança e o uso de um veículo blindado era avaliado. Lula foi acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Também estavam no carro o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e sua mulher, Lu Alckmin. O desfile no carro de carroceria aberto foi acompanhado por dezenas de seguranças.
O presidente eleito desfilou de carro aberto à caminho do Congresso Nacional, em Brasília. O trajeto saiu da Catedral de Brasília e durou cerca de 10 minutos. Ao chegar no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin foram recepcionados pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Ás 15h05 Lula assinou o termo de posse e assumiu como presidente da República, durante sessão solene no Congresso Nacional.
No momento da assinatura, Lula disse que iria quebrar o protocolo e pediu para contar uma história sobre a caneta que ele usaria para assinar o documento. Ele contou que a caneta que seria usada foi um presente de um cidadão que, em 1989, durante um comício no Piauí, deu o presente para Lula e disse que era para ela ser usada para assinar o termo de posse caso Lula ganhasse as eleições naquele ano. Em 2002, quando ganhou, ele percebeu que havia esquecido sua caneta e usou aquela que tinha sido dada de presente mais de 10 anos antes. Em 2006, Lula disse que usou uma caneta do Senado. Agora, para tomar posse em 2023, ele disse que encontrou a caneta que recebeu de presente, e que considerava o uso do objeto como uma homenagem ao povo do Piauí.
Lula subiu, por volta das 16h55, a rampa do Palácio do Planalto, em uma das etapas da cerimônia de posse. Ele estava acompanhado de pessoas escolhidas pelos organizadores da cerimônia para representar a diversidade do povo brasileiro. Ao terminar de subir a rampa, esses representantes entregaram a faixa presidencial para o presidente. A tradição diz que a faixa deve ser passada pelo último presidente, mas o seu antecessor, Jair Bolsonaro, viajou para fora do país para não ter de participar da cerimônia com seu adversário (a última vez que isso aconteceu foi há 37 anos, quando em março de 1985 General João Batista Figueiredo se recusou a passar a faixa presidencial para José Sarney, vice-presidente, uma vez que o titular, Tancredo de Almeida Neves estava hospitalizado; e saiu pelas portas do fundo do Congresso).
Em seu discurso de posse, Lula alencou pontos como um nova legislação trabalhista, o fim de filas no INSS, a revogação dos decretos de armas e do teto de gastos. Lula também defendeu 'democracia para sempre' e disse que não tem sentimento de revanche. Lula concluiu que sua mensagem "é de esperança e reconstrução e que prioridade é combater a fome". 👏👏👏👏👏👏
#possedelula2023
#historiarecentedobrasil
#historiadarepublicabrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, CNN, e UOL
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e O Globo
👉 Para saber mais sobre Lula, recém empossado presidente da República, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/03/hoje-na-historia-130321-42-anos-das.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário