⚜️🇵🇹 ⚔️ 😠 ⚔️ 🇵🇹⚜️
🌊⛵💣💥 Num dia como hoje, 21 de agosto, há 608 anos, a cidade islâmica de CEUTA, no norte da África (atualmente localizada no Marrocos) era conquistada por tropas portuguesas comandadas por João I de Portugal. A conquista da "pérola do mediterrâneo", como era conhecida a cidade de Ceuta, é considerada pelos historiadores como o marco inicial da Expansão Marítima Mercantil Europeia, cujo pioneirismo coube aos portugueses, cujas consequências foram a formação do Império Colonial Português, com descobertas e ocupações estratégicas de terras e praças na costa africana, asiática e americana.
Há muito que os portugueses olhavam para as praças do norte de África como uma saída para os seus problemas econômicos e sociais. Abrir caminho para as rotas do ouro africano, expandir a fé cristã e dominar o comércio além-mar, foram as principais motivações para esta expedição que começou com uma vitória.
A frota naval zarpou de Lisboa em 25 de julho de 1415 (data em que os portugueses relembram a Batalha de Ouriques quando os lusos derrotaram os almorávidas e proclamam como Afonso Henriques, aquele que quatro anos mais tarde será reconhecido como monarca de Portugal com o nome de Alfonso VII, imperador leonês).
A esquadra portuguesa era composta por 212 navios e estima-se o transporte entre 19.000 a 20.000 homens, onde se incluíam personagens da família real e da aristocracia portuguesa. Dizem os relatos que morreram milhares de mouros e que, do lado dos portugueses, apenas caíram oito homens, apedrejados na praia onde aportaram. O rei ganhava assim uma cidade comercial importante, ao mesmo tempo que conquistava a admiração dos outros monarcas europeus e da própria Igreja, que apoiava a luta contra os muçulmanos.
No regresso da expedição, os navios vieram carregados com os despojos de Ceuta, mas a praça revelou-se um abismo para os cofres do reino, que mais gastava com a sua manutenção do que de lá tirava: quase todo o comércio tinha sido desviado pelos muçulmanos. Apesar de não ter correspondido às expetativas, a conquista de Ceuta marca o início dos Descobrimentos, um dos períodos mais importantes da história de Portugal. Convém lembrar que a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 22 de abril de 1500 é uma das consequências do expansionismo ultramarino português. ⛵⚓⛵
#608anosdaconquistadeceuta
#historiadasgrandesnavegacoes
#historiadaexpansaomaritimamercantileuropeia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Expansão Marítima Portuguesa, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/02/hoje-na-historia-030222-534-anos-da.html
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/04/hoje-na-historia-220421-521-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário