terça-feira, 22 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 22 de Agosto - Dia Nacional do Folclore

🏵️ 🧜‍♀️ 🧙‍♂️ 🧚‍♀️ 🧛‍♂️ 🧝‍♀️ 💃

📆 Anualmente, no dia 22 de agosto, comemora-se o DIA DO FOLCLORE, data estabelecida com o objetivo de valorizar e preservar as tradições culturais, lendas, mitos, músicas, danças, artesanato e demais manifestações do folclore, um tesouro cultural que nos conecta às raízes e tradições do país em que vivemos.

O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton – pseudônimo de William John Thoms (1803-1885) – em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, no dia 22 de agosto de 1846 (por isso a escolha desta data para comemorar o Dia do Folclore), onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.

No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. No texto do decreto, há referência direta a William John Thoms e ao seu pioneirismo na pesquisa das culturas populares. Em 2005, foi criado no Brasil o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro. Muitas festas populares do mês de Agosto têm temas folclóricos como destaque. 

O Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares transmitidas de geração em geração. Ele reflete a identidade cultural de um povo e engloba uma variedade de elementos, como histórias, superstições, festas, crenças, costumes e personagens do imaginário popular. 

O Folclore brasileiro é uma verdadeira tapeçaria de lendas, mitos, danças, músicas e costumes transmitidos ao longo de gerações. A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos, além de um sem-número de imigrantes, como alemães, italianos e japoneses.

Nossas raízes são entrelaçadas com histórias fascinantes, que atravessam gerações. O folclore é a essência que une passado e presente, conectando-nos a nossas origens de maneira única e especial. Cada canção, dança, conto e personagem folclórico carrega consigo a alma de nosso povo, preservando nossas memórias mais preciosas.

Das densas florestas da Amazônia aos sertões áridos do Nordeste, o Folclore brasileiro nos apresenta personagens fascinantes que habitam os recantos mais remotos da imaginação: Saci Pererê, Comadre Florzinha, Negrinho do Pastoreio, Boto Cor-de-Rosa, Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira, Boitatá, Cuca, Iara, etc.

No Brasil, nossas raízes culturais são vibrantes e diversas, e as danças e músicas folclóricas refletem isso com maestria. Desde o frevo no Nordeste até o samba no Rio de Janeiro, cada região possui suas próprias formas de expressão que merecem ser celebradas e preservadas.

Muitos países ao redor do mundo comemoram o Dia do Folclore, embora a data exata e a forma como é celebrada. No México, o Dia do Folclore é comemorado em 3 de maio, em homenagem à jornada de campo realizada por Franz Boas, um antropólogo alemão, em 1913. Na Colômbia, o Dia Nacional do Folclore é celebrado em 22 de agosto, em homenagem ao nascimento do pesquisador folclorista Roberto Martínez López.

As manifestações folclóricas são múltiplas e diversificadas, incluem desde os ditados populares, passando pelas frases de pará-choque de caminhão, passando pelas parlendas e trava-línguas, e chegando até aos remédios caseiros, brincadeiras como o pião e a pipa, cantigas de ninar e de roda, a literatura de cordel, etc.

Celebrar o Dia do Folclore é celebrar a riqueza de histórias, lendas e costumes que moldaram nossa identidade. Na educação, o folclore desempenha um papel fundamental, ensinando lições valiosas sobre diversidade, respeito e criatividade. Através do Folclore, nossa identidade cultural se manifesta, refletindo a diversidade e a riqueza do nosso país. Unidos, podemos celebrar o Folclore como um tesouro compartilhado, enriquecendo nossas vidas e fortalecendo os laços que nos unem como comunidade. 🇧🇷✨❤

#DiaDoFolclore #CulturaBrasileira #TradiçõesBrasileiras #FolcloreBrasileiro #CulturaViva #TradiçõesDoBrasil #22deagosto #Folclore #Cultura #Tradições #Identidade #Lendas #Raizes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o Folclore, o Dia do Curupira, e o Dia do Saci, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...