💣⚔️👨⚔️👱♂️⚔️👨🦰⚔️💣
🏛️📜 Num dia como hoje, 29 de agosto, há 202 anos, liberais constitucionalistas e remanescentes da Revolução Pernambucana e Republicana de 1817, e que envolveu várias vilas que hoje são cidades que fazem parte da Zona da Mata e da Região Metropolitana, descidos dos engenhos da zona oeste do município de Goiana e de outras vilas e povoações, entraram na então egrégia vila de Goiana, e proclamaram adesão às bases da Constituição Portuguesa, juradas pelo Dom João VI na chamada JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA.
Elegeu-se um Governo Provincial provisório, constitucional, que teve como sede a Casa de Câmara e Cadeia que ficou, naquele momento, sendo o Palácio do Governo Provisório de Pernambuco, composto em sua maioria por goianenses, dentre eles, o vereador e advogado Francisco de Paula Gomes dos Santos, que posteriormente foi eleito presidente do governo provisório.
Em seguida, as tropas liberais partiram de Goiana e cercaram a vila do Recife, obrigando o governador de Pernambuco, General Luiz do Rego Barreto, a assinar o Tratado da Convenção de Beberibe, em 5 de outubro daquele ano, pelo qual haveria eleição para uma Junta Provisória e Constitucional, eleita na capital, Olinda, composta de civis pernambucanos, e consequentemente a expulsão do governador de volta para Portugal.
Em virtude de tais fatos, a Câmara Municipal de Goiana, em reconhecimento à bravura de nossos antepassados, decidiu pela criação da Data Magna de Goiana, instituída pela Lei Nº 2.539 de 25 de agosto de 2022. Parabéns Goiana! Aqui se iniciou a Independência do Brasil. 👊👊👊🦁👏👏👏
#202anosdaJuntaGovernativadeGoiana
#orgulhodeserpernambucano
#historiadepernambuco
#pernambucoimortal
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Junta Governativa de Goiana e a Convenção de Beberibe, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/08/hoje-na-historia-290821-200-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário