🖤 📚🇮🇹 👴 🇮🇹📚 🖤
✝️ LUTO 🖤 Hoje, 9 de setembro de 2023, o planeta Terra ficou mais triste. Morreu um dos gênios da Sociologia que soube como ninguém compreender a frágil condição humana em meio ao caos e perceber o fio da esperança onde todos só enxergavam obscuridades. O mais importante sociólogo que estudou o tempo livre e o trabalho, o italiano DOMENICO DE MASI nos deixou hoje aos 85 anos de idade, na cidade de Roma, Itália. O intelectual descobriu, no dia 15 de agosto, enquanto estava de férias em Ravello, que tinha uma doença invasiva, segundo as agências de notícias italianas.
Domenico de Masi ganhou notoriedade pelo conceito de "ócio criativo", que defende que o tempo livre, ao contrário do senso comum, não é algo necessariamente negativo, mas pode estimular a criatividade pessoal.
De Masi nasceu em Rotello, na província de Campobasso, no sul da Itália, no dia 1º de fevereiro de 1938. Viveu em três cidades diferentes: Nápoles, Roma e Milão. Aos dezenove anos, já escrevia, para a revista Nord e Sud, artigos de sociologia urbana e do trabalho.
Aos 22 anos, lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente, assumiu o posto de professor de Sociologia do Trabalho na Universidade de Roma "La Sapienza", onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.
Entre 1978 e 2000, dirigiu a S3.Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou. Escreveu diversos livros, alguns deles tidos como revolucionários. Publicou diversos ensaios sobre sociologia urbana, desenvolvimento, trabalho, organização e macrossistemas, como “Grupos Criativos na Europa entre 1850 e 1950”, “Uma revolução simples”, “Porque o futuro está desempregado”, “Trabalho no século 21” e “O mundo ainda é jovem”. Outros trabalhos dele que se destacaram na Academia: "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Ócio Criativo" e "O Futuro do Trabalho".
Em 2010, tornou-se cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Domenico De Masi visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, quando o ex-presidente estava preso, em 2019.
O sociólogo De Masi foi um pensador sofisticado, com uma visão profundamente humanista, das mudanças nas relações e na própria natureza do trabalho no mundo. Idealizou o “reddito di cittadinanza”, o programa de renda mínima italiano, e já falava sobre home office, desemprego em massa e crise econômica bem antes da pandemia de Covid-19 forçar o mundo a encará-los de frente. Além de ser um grande defensor da democracia e dos direitos sociais.
Sobre o ócio criativo, escreveu ele: "É pelo trabalho que produzimos riqueza, pelo estudo que produzimos conhecimento e pela diversão que produzimos alegria. Ócio criativo é a união desses três fatores". Segundo ele, dos ateliês renascentistas à uberização dos serviços, o trabalho sofreu inúmeras transformações. Sua obra permanecerá atemporal enquanto existir relações de trabalho desumanas e injustas. Domenico De Masi, o sociólogo que nos ajudou a entender sobre nossa força de trabalho e a importância do descanso… lutava por um mundo igualitário, justo… e hoje finalmente encontrou o descanso... final! 😞😓😥😢😭
#morredomenicodemasi
#lutopordomenicodemasi
#adeusdomenicodemasi
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Pierre Bourdieu, outro grande sociólogo, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário