🎙️🎵 🎧 Num dia como hoje, 25 de setembro, há 139 anos, nascia no Rio de Janeiro, Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil, por isso hoje se comemora o DIA NACIONAL DO RÁDIO. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de janeiro em 1923, chamada posteriormente de rádio MEC após ser doada em 1936 ao Ministério da Educação. Antes dela, a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar, sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. O rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
O Dia Nacional do Rádio nos faz lembrar da magia desse meio de comunicação que tem o poder de conectar pessoas, culturas e informações em todo o mundo. O rádio tem uma história rica e diversificada, que continua a evoluir com o tempo. É um veículo que nos traz notícias, música, entretenimento e educação, tudo ao alcance de um simples botão. Antes do advento da TV, o rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massas.
A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião do centenário da independência. Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado e, além de música, emitiu o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.
Apesar da criação do Rádio ter sido patenteada pelo italiano Guglielmo Marconi, muitos acreditam que o meio de comunicação foi criado no Brasil, pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura. Landell inventou um "transmissor de ondas" em 1894, que era muito parecido com o do italiano e transmitiu e captou sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana.
O rádio é uma das mídias mais acessíveis no nosso país e a única que chega a praticamente todos os lugares. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão, existem atualmente mais de 9 mil emissoras operando em todo o território brasileiro, cobrindo 83,8% dos domicílios do país. 80% da população ouve rádio. Estima-se que 3h55min é o tempo médio de consumo diário de programação radiofônica da maioria dos brasileiros.
Mais do que informação, o rádio é liberdade de expressão, entretenimento e a mídia que atinge o maior público no mundo inteiro. Parabéns a esse veículo, que resiste às transformações tecnológicas e se adapta às novas formas de ouvir e propagar a música, seja no dial tradicional, nas web radios, nos apps e nos podcasts. 🎊💚📻💚🎊
#DiaNacionalDoRadio #DiaDoRadio #Comunicacao
#HistoriadosMeiosdeComunicacaodeMassa
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre o Dia Mundial do Rádio e os 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/02/hoje-na-historia-13-de-fevereiro-dia.html
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/09/hoje-na-historia-070922-100-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário