✨️ ⚖ 🌼 👩⚖ 🌼 ⚖ ✨️
🎂🎉 Num dia como hoje, 28 de março, há exatamente 80 anos, nascia em Recife, a advogada, professora, escritora e desembargadora MARGARIDA CANTARELLI, imortal da Academia Pernambucana de Letras (Cadeira nº 9), da qual foi presidente de 2016 a 2020; e atual presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Com uma trajetória acadêmica e profissional marcada pelo pioneirismo, ela abriu caminhos para que as mulheres ocupassem cargos e funções que antes eram predominantemente masculinas.
Filha de Júlio Alcino de Oliveira, médico e professor universitário e de Dulce Coutinho de Oliveira, Margarida de Oliveira Cantarelli cresceu em Recife, onde tomou gosto pelas ciências jurídicas, e ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde concluiu sua formação acadêmica em Direito – bacharelado (1966), Bacharelado em Direito (1966), Mestrado (1983), Doutorado (2001). Anos mais tarde, seria a segunda mulher a ocupar o posto de professora na instituição (a primeira foi Bernadete Pedrosa).
O pioneirismo feminino de Margarida Cantarelli logo se manifestou em vários momentos de sua carreira: foi a primeira desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); primeira desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no biênio 2007-2009, e primeira secretária da Casa Civil do Estado de PE, nomeada em 1979, no Governo Marco Maciel.
Na política, Margarida Cantarelli foi a primeira mulher candidata ao Senado no Brasil, em 1986, para o Congresso Constituinte, mas não conseguiu eleger-se. Teve passagens pelo Ministério da Educação e o de Assuntos de Integração Latino-Americana, entre outras atuações. E, antes de chegar ao TRF5, era secretária de Educação do Recife, na gestão do prefeito Roberto Magalhães, de 1997-1999.
Com grande experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Internacional Público, Margarida Cantarelli advogou em temas como direitos humanos, tribunal penal internacional, direito internacional, soberania e justiça federal. Sua atuação foi reconhecida e homenageada com vários prêmios dentre os quais destacamos:
🥇 Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Djalma Aranha Marinho – TRT 21ª Região
🥇 Grande Oficial da Ordem do Mérito Guararapes – Governo de Pernambuco
🥇 Comendador da Ordem do Rio Branco – Ministério das Relações Exteriores
🥇 Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico
🥇 Comendador da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro
🥇 Medalha Santos Dumont – Ministério da Aeronáutica
🥇 Medalha Frei Caneca – União Brasileira de Escritores
🥇 Medalha do Mérito Penitenciário – Governo do Estado de Pernambuco
🥇 Medalha Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello
Aposentada do TRF5 desde 2014, Margarida Cantarelli continua atuante nos meios acadêmicos pernambucanos, seja na Academia Pernambucana de Letras, seja no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Autora de livros, como Rota inversa descobrindo Portugal (2010); Momentos na justiça (2014), possuí também uma vasta lista de artigos publicados em revistas e jornais.
Nome mais apropriado não poderia ser dado a esta grande mulher pernambucana, uma MARGARIDA que exala conhecimento, pioneirismo, empoderamento, cultura, e que apesar de ocupar tantos cargos importantes, sempre foi uma pessoa humilde, simpática e muito carismática. Quem conhece Margarida Cantarelli, sabe o quanto ela é amável e receptiva com todos. Um exemplo que merece ser aplaudido, lembrado e celebrado por todos os pernambucanos. Parabéns Margarida Cantarelli, que venham muitos anos de vida, com muitas e grandes realizações. 😍✨⏳ 👏👏👏
#80anosdonascimentodemargaridacantarelli
#historiadojudiciariopernambucano
#grandesmulherespernambucanas
#parabensmargaridacantarelli
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas para a postagem:
📰 Jornal Diário de Pernambuco.
💻 Portais G1-Pernambuco e JC-online (social1).
🖱️ Sites do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e da Academia Pernambucana de Letras.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário