quarta-feira, 3 de abril de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 03.04.24 - 100 Anos do Nascimento de Marlon Brando

🎦 💯🎥 👴 🎞💯 🎬

🎂📽 Num dia como hoje, 3 de abril, há exatamente 100 anos, nascia em Omaha, Nebraska (EUA), o ator e diretor MARLON BRANDO, considerado como um dos maiores e mais influentes atores de todos os tempos, um dos maiores ícones do cinema mundial. Considerado um dos mais importantes atores do cinema dos Estados Unidos, Brando foi um dos três únicos atores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista de 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999.

Marlon Brando Jr é filho de um vendedor e de uma atriz de teatro amador. Considerado limitado por professores e familiares, entre os quais o pai, seguiu as pisadas da irmã mais velha que rumou a Nova Iorque em busca de uma carreira na representação. 

Sua carreira começou nos palcos da Broadway, aos 24 anos, onde ele ganhou reconhecimento por suas performances poderosas em peças como "Um Bonde Chamado Desejo" e "Jovem Lobo". No entanto, foi sua estreia no cinema como Stanley Kowalski em "Um Bonde Chamado Desejo" (1951) que o lançou para o estrelato.

É mais conhecido pelos seus papéis como Stanley Kowalski em “A Streetcar Named Desire” (Uma Rua Chamada Pecado, 1951), Emiliano Zapata em “Viva Zapata!” (1952), Marco Antônio na adaptação da MGM da peça de Shakespeare, “Julius Caesar” e Terry Malloy em “On the Waterfront” (Sindicato de Ladrões,  1954). Durante os anos 70, ele foi mais famoso por seu desempenho vencedor do Oscar de melhor ator como Don Vito Corleone, em “The Godfather “(O Poderoso Chefão,1972), de Francis Ford Coppola, e, também, pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz em “Apocalypse Now” (1979), também de Coppola.

Brando também recebeu uma indicação ao Oscar pelo desempenho como Paul em “Last Tango in Paris (O Último Tango em Paris, 1972), além de ter dirigido e estrelado One-Eyed Jacks (A Face Oculta, 1961). Brando é considerado um dos maiores e mais influentes atores do século XX. Na opinião do cineasta Martin Scorsese, "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e 'depois de Brando'."  Brando atuou em filmes como “Espíritos Indômitos” (1950), “Eles e Elas” (1955), “Sayonara” (1957), “Os Deuses Vencidos” (1958), “Vidas em Fuga” (1960), “O Grande Motim” (1962), “Quando os Irmãos Se Defrontam” (1963), “Caçada Humana” (1966), “O Pecado de Todos Nós” (1967), “Queimada” (1969), “O Poderoso Chefão” (1972) e “Superman - O Filme” (1978)

Ele foi, também, um ativista, apoiando diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos, recusando-se, inclusive, a receber seu Oscar de melhor ator por "O Poderoso Chefão" como forma de protesto.

Brando foi classificado pelo American Film Institute como a quarta maior estrela de cinema entre as estrelas de cinema masculinas cuja estreia no cinema ocorreu antes de 1950. 

Marlon faleceu aos 80 anos, em Los Angeles, em 1° de julho de 2004, devido a insuficiência respiratória. 100 anos de uma lenda do cinema, Brandon foi o homem controverso, que segurou o mundo com a beleza e o talento, agarrou homens e mulheres para o amor sexual, acreditou em causas revolucionárias, se colocando ao lado dos negros e dos indígenas contra os desmandos do racismo estadunidense. Fez personagens históricos, feriu a alma de muita gente. Mas iluminou nossos olhos, despertou nossos sentidos, deteve nossa admiração.

Embora tenha enfrentado desafios pessoais ao longo de sua vida, Marlon Brando deixou um legado duradouro no mundo do cinema e da cultura popular. Seu impacto continua a ser sentido até hoje, e ele é lembrado como um dos maiores atores de todos os tempos. 😍✨🎞 👏👏👏

#100anosdemarlonbrando
#centenariodemarlonbrando
#historiadocinemamundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o dia do cinema brasileiro, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...