domingo, 10 de março de 2024

HOJE NA RELIGIÃO - 10.03.24 - Islamismo - Início do Ramadã

👳‍♂️🌙🙏 🕋 🙏🌙🧕

☪️ Começa hoje, 10 de março (11 em alguns países), o RAMADÃ – Ramadão, também grafado Ramadan –, nono mês do calendário islâmico (regido pelo calendário lunar), período marcado por muitas orações e jejum diário. O ramadã é sagrado para milhões de muçulmanos ao redor do mundo. É um momento de jejum, oração e reflexão. Para os muçulmanos, foi durante este mês que os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Muhammad há mais de 1.400 anos.

“Ramadan Mubarak“. É com esta frase, dita em árabe, que os cerca de 2 bilhões de muçulmanos do mundo deverão começar o mês mais importante do ano para o islamismo: o Ramadã. A expressão é usada para desejar que este período – tão esperado por eles – seja abençoado.

Com duração de 29 ou 30 dias, o mês do Ramadã só é possível saber do seu início exato na semana prevista – podendo variar de um a dois dias por conta da mudança de lua. Todos os anos o seu início cai por volta de 10 dias antes do ano anterior. No ano de 2024 – 1445 no calendário islâmico – o ramadã começa dia 10 de março e durará até 8 de abril.

Durante o período, o livro sagrado do Islã recomenda que os fiéis deixem de comer, beber, fumar e ter relações sexuais durante o dia. A prática é o quarto dos cinco pilares básicos do Islão que todo muçulmano com condições físicas e financeiras deve cumprir. O jejum deve ser mantido entre o nascer e o pôr do sol. Há regiões, portanto, em que o jejum diário dura menos do que em outras.

Durante o Ramadã, o dia começa antes do sol nascer, com o Suhoor – nome dado ao café da manhã pré-período de jejum, que pode ser tomado ou não. O Iftar é o nome dado à refeição depois do jejum. Jantares com muitos doces e diversos tipos de comidas típicas são servidos nas casas.

O jejum é obrigatório a todos os mulçumanos após a puberdade, porém há exceções como: mulheres grávidas, amamentando ou em período menstrual; pessoas com saúde debilitada e pessoas que não estão sãs. Caso o muçulmano esteja em alguma viagem, ele também não é obrigado a fazer, devendo repor esses dias em seu retorno.

O Ramadã não é apenas uma abstenção de comida e bebida, mas uma oportunidade para se reconectar com os valores fundamentais: compaixão, caridade e perdão. É um período para se unir em comunidade, compartilhar refeições após o pôr do sol e fortalecer os laços familiares e sociais. 💚🕉️💚

#hojenareligiao #islamismo #muculmanos #ramadã #ramadan #ramadao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a religião islâmica, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...