🚂 🛤 🚂
📅 Num dia como hoje, 30 de abril, há 170 anos, era inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro. A Estrada de Ferro, foi construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
Em 1859, o Barão de Mauá viu a necessidade de uma ferrovia que ligasse São Paulo ao porto de Santos. O trecho era considerado muito instável e, por isso, Mauá contratou os maiores especialistas em ferrovias no mundo – afinal, enfrentar 800 metros de altitude e 8 quilômetros de extensão da Serra do Mar era para poucos. Surgiu daí a ferrovia Santos –Jundiaí, a mais ousada daquela época.
Falando da inauguração da primeira ferrovia do Brasil, lembramos da “Baroneza", a primeira locomotiva a vapor do país e a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ela circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, portanto há 170 anos, quando foi inaugurada a E.F. Petrópolis, fundada pelo já citado Visconde e Barão de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes. Além disso, hoje, 30 de abril, se comemora no Brasil o dia do ferroviário.
Apesar do tamanho continental, o Brasil não possuí uma malha ferroviária que cubra todo o território nacional, uma vez que foi priorizado desde os tempos do governo de Juscelino Kubitschek o transporte rodoviário, que é mais custoso e tem menor potencial de carga, se comparado com os trens. 😞😓😥
#170anosdaprimeiraferroviabrasileira
#historiadostransportesnobrasil
#BaraodeMaua
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/10/hoje-na-historia-211021-132-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário