💪🏿👊🏾🗳️ 👩🏾 🗳️👊🏾💪
🎂😭 Num dia como hoje, 27 de julho, há 45 anos, nascia no Rio de Janeiro, MARIELLE FRANCO, eleita em 2016 com a quinta maior votação para vereadora da cidade. Filiada ao PSOL, Marielle militava pelas causas da comunidade LGBTQIAPN+, pelas populações negra e periférica, e pelas mulheres.
Na Câmara Municipal, Marielle presidiu a Comissão de Defesa da Mulher e integrou uma equipe cujo objetivo era monitorar a intervenção federal na cidade. Ela denunciava constantemente a atuação de milícias e abusos de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Além disso, prestava auxílio jurídico e psicológico a familiares de vítimas de homicídios e de policiais assassinados.
Como vereadora, Marielle também trabalhou na coleta de dados sobre a violência contra as mulheres, pela garantia do aborto nos casos previstos por lei e pelo aumento na participação feminina na política.Durante seu mandato, redigiu 16 projetos de lei, dois dos quais foram aprovados.
A vereadora sofreu um atentado em 14 de março de 2018 que tirou-lhe a vida e também a do seu motorista, Anderson Pedro Gomes. O assassinato de Marielle gerou repercussão nacional e internacional, incluindo a organização de diversos protestos.
Em 18 de junho de 2024, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu hoje, por unanimidade, tornar réus os cinco suspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. O STF acatou a denúncia da PGR e investigará a organização criminosa entre os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, o ex-policial militar Ronald Paulo de Alves, e Robson Calixto, ex-assessor de Domingos Brazão. Pesam ainda as denúncias de tentativa de homicídio e homicídio.
Apesar de seu trágico final, a História de Marielle Franco ainda ecoa nas periferias cariocas e brasileiras, inspirando a luta por direitos humanos. Vamos honrar sua memória e seguir lutando como Marielle, por um mundo mais justo e igualitário. 👏👏👏👏👏👏
#45anosdonascimentodemariellefranco #historiapoliticabrasileira #JusticaporMarielleFranco#MarielleFranco #MarielleVive #MariellePresente
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋 professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7 e UOL
📺 Canal History Channel Brasil
📰 Jornais O Globo e Folha de São Paulo
👉 Acesse as postagens sobre Marielle Franco publicadas no Blog do Projeto Muito História pra Contar:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário