domingo, 19 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 19.01.25 - Morre o Jornalista Esportivo Léo Batista

⚽ 🖤🎙️📻 👴 📺🎤🖤 ⚽

✝️ LUTO 😞 O jornalismo esportivo brasileiro perdeu hoje, 19 de janeiro de 2025, um de seus maiores ícones. Morreu aos 92 anos, LÉO BATISTA, um dos pioneiros do jornalismo esportivo na TV e um dos funcionários mais antigos da Globo. Ele faleceu no hospital Hospital Rios D’Or, localizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o último dia 6 de janeiro para tratar um câncer no pâncreas, apontado como causa de seu falecimento na tarde de hoje.

Contratado em 1970, Léo Batista foi um dos primeiros âncoras do Globo Esporte e do Jornal Hoje. O jornalista trabalhou nos principais programas da emissora, do Globo Esporte ao Fantástico, participou das 13 Copas do Mundo e foi a voz que noticiou as mortes de Getúlio Vargas, Princesa Diana e Ayrton Senna.

João Baptista Bellinaso Neto nasceu em Codeirópolis (SP) no dia 22 de julho de 1932. Começou a trabalhar na adolescência no serviço de alto-falantes da sua cidade, em 1950, trabalhou na Rádio Clube de Birigui, Rádio Difusora de Piracicaba, chegou no Rio de Janeiro onde foi trabalhar na Rádio Globo.

Pela Rádio Globo, Léo Batista entrou para a história em 1954, sendo o primeiro radialista a noticiar o suicídio de Getúlio Vargas, depois foi trabalhar na TV Rio, em 1970 chegou na Rede Globo, onde inaugurou o Jornal Hoje, depois apresentou o Globo Rural, os gols do Fantástico, Globo esporte, Esporte Espetacular.

Além de fazer parte da bancada do Jornal Nacional, passou 40 anos cobrindo o Carnaval do Rio de Janeiro no rádio e na televisão. "Seu Léo" nunca escondeu o seu amor pelo Botafogo, e era sócio proprietário do Glorioso. Em 2019, foi inaugurada a "cabine Léo Batista" no estádio Nilton Santos. O locutor compareceu ao evento e ganhou uma camisa personalizada do clube carioca. Em 2022, ganhou um documentário intitulado “Voz Marcante”, produzido pelo SporTV.

Até ser internado o ícone do jornalismo, chamado de “A Voz Marcante”, continuava trabalhando para emissora na qual contribuiu com seus serviços por 55 anos. Viúvo, foi casado com Leyla Chavantes Belinaso, a Dona Leila, que morreu aos 84 anos, em 2022. Seu carisma e profissionalismo conquistaram não apenas os fãs, mas também os colegas de profissão, que sempre o admiraram pela humildade e excelência no trabalho. 👏👏👏👏👏👏

#morreleobatista 🖤
#lutoporleobatista 🥀
#adeusleobatista 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

📰 Memória Globo
📺 Canal History Channel Brasil
💻 Portais G1, R7, UOL e JC On Line

👉 Para saber mais sobre Cid Moreira, outro grande apresentador da TV Globo, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 13.01.25 - 200 Anos do Arcabuzamento de Joaquim do Amor Divino Rabelo - Frei Caneca

👊 📰💪 🧓 💪📜 👊

2️⃣0️⃣0️⃣ No dia 13 de janeiro de 1825 (uma quinta-feira), há exatamente 200 anos, era executado (por arcabuzamento) próximo aos muros do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, no Recife, FREI CANECA, jornalista, escritor, maçom, religioso carmelita e líder de personagem importante de dois movimentos revolucionários pernambucanos: a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador de 1824. Condenado à morte por D. Pedro I, Frei Caneca gozava de tanta popularidade na província pernambucana que na ocasião da sua execução não houve carrasco que se prestasse a enforcá-lo.

Antes do cumprimento da pena capital, Frei Caneca foi despojado do hábito religioso na igreja do Terço, tendo três carrascos se recusado a enforcá-lo. A Comissão Militar, liderada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva (pai do futuro Duque de Caxias), ordenou seu arcabuzamento. Seu corpo foi deixado num caixão de pinho em frente ao Convento das Carmelitas, no centro do Recife, de onde os frades o recolheram e enterraram em um local até hoje não identificado. O poeta e escritor João Cabral de Melo Neto descreveu, em versos, o último dia de Frei Caneca, em sua obra O Auto do Frade.

Anualmente, no dia de sua morte, como aconteceu hoje, são feitas celebrações para se lembrar seu martírio nesse local com a presença de autoridades, historiadores e membros da Maçonaria pernambucana e dos Institutos Históricos. Da iconografia sobre Frei Caneca, a obra mais conhecida do público é "Execução de Frei Caneca", de Murillo La Greca. A seu respeito, refere o historiador Evaldo Cabral de Mello: "O homem que, na história do Brasil, encarnará por excelência o sentimento nativista era curiosamente um lusitano "jus sanguinis"." Frei Caneca lutou, acima de tudo, pela igualdade. “Quem bebe da minha "caneca" tem sede de liberdade! Bebamos e nos embriaguemos sem moderação dessa caneca libertária, inspiradora e profundamente revolucionária!!! 👊💪👊

#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🕰 Saiba mais sobre Frei Caneca, digite no Google: caneca da liberdade muita história pra contar (e acesse o Blog do Professor José Ricardo).

📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01

👉 Acesse os links das postagens do projeto Muita História pra Contar:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

🍺 CANECA DA LIBERDADE 👊 Web-série completa 💪

👊 📰💪 🧓 💪📜 👊

👦🍺 Para saber mais sobre a vida, a obra, e a trajetória de FREI CANECA, um dos maiores heróis da História pernambucana, acesse a web-série CANECA DA LIBERDADE, mais uma iniciativa do professor e historiador José Ricardo, criador do projeto MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR, a primeira rede de disseminação de conhecimento histórico que publica diariamente e simultaneamente em várias redes sociais. Acesse os todos os episódios publicados a partir dos links abaixo:














#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.

📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01

👉 Acesse os links das postagens do projeto Muita História pra Contar:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 10.01.25 - Há 200 Anos Frei Caneca ouvia a Sentença de Morte que o Condenava

👊 📰💪 🧓 💪📜 👊

1️⃣ A 10 de janeiro de 1825 ouviu calmo, sem a menor perturbação, a cruelíssima sentença de morte que lhe votaram os sanguinários membros da comissão militar, e imediatamente foi conduzido ao oratório.

2️⃣ No dia 10 de janeiro de 1825 leram-lhe a sentença de morte natural para sempre, no lugar da forca e, imperturbável como a ouvira ler, voltou para a prisão que deveria servir-lhe de oratório durante os três dias da lei. Estes três dias ocupa-os ele em animar os amigos que o visitaram e lamentavam em exortá-lo e velar pela liberdade da Pátria, em dirigir cartas de salutares conselhos às filhas de seu amor terreno. São desse curto período de sua vida os versos conhecidos por hymma de Frei Caneca.

📚 Referências Bibliográficas:

📖 Diccionario Biographico de Pernambucanos Celebres por Francisco Augusto Pereira da Costa. Typographia Universal: Recife, 1882 (texto 1)

📖 CAVALCANTI, Carlos Bezerra. Confederação do Equador - Bicentenário - 1824-2024. Editora Flor de Lis: Paulista-PE, 2023 (texto 2)

#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🕰 Saiba mais sobre FREI CANECA, digite no Google: caneca da liberdade muita história pra contar

👉 Acesse os episódios da web-série CANECA DA LIBERDADE, mais uma iniciativa do PROJETO MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR, publicados nas redes sociais do projeto (@josericardope01) e no blog do professor José Ricardo:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 07.01.25 - Morre Jean-Marie Le Pen - Líder da Extrema Direita Francesa

🇫🇷 ⚰ 👴 ⚰ 🇫🇷

✝️ Morreu hoje, 7 de janeiro de 2025, aos 96 anos, JEAN-MARIE LE PEN, figura histórica da extrema direita na França. Ele estava internado desde novembro de 2024 em uma casa de repouso em Garches, nos arredores de Paris, há várias semanas, em razão de sua saúde debilitada e faleceu cercado de familiares. A informação foi confirmada pelos familiares do político à agência de notícias AFP.

Considerado o patriarca de uma força conservadora crescente no país, Le Pen fundou a Frente Nacional – rebatizado Reunião Nacional por Marine Le Pen, filha dele, que assumiu a direção da sigla após o pai. Sua trajetória, marcada por polêmicas, moldou décadas de política francesa. Ele se declarava abertamente racista

Jean-Marie Le Pen nasceu em 20 de junho de 1928, em La Trinité-sur-Mer, na França. Formado em direito, teve uma carreira militar como legionário nas guerras da Indochina (1953) e da Argélia (1957). Iniciou sua trajetória política em 1956, quando foi eleito para a Assembleia Nacional, e em 1972 fundou a Frente Nacional (FN), partido que viria a se tornar um dos principais representantes da extrema direita no país.

O partido, inicialmente formado por neofascistas, foi se tornando mais moderado ao longo do tempo e ainda é a principal legenda da extrema direita na França. Além de sua liderança na FN, Le Pen foi eleito eurodeputado em 1984 e, em 1986, retornou à Assembleia Nacional, consolidando sua presença no cenário político francês. Le Pen foi candidato à Presidência da França em cinco ocasiões.

O político foi expulso da Reunião Nacional em 2015 após declarações negacionistas sobre o Holocausto. Entre suas falas mais infames estão a descrição das câmaras de gás como um "detalhe da história" (2016), a defesa da "desigualdade das raças" (1996) e a afirmação de que a ocupação alemã da França "não foi particularmente desumana" (2005).

O ponto alto da sua carreira foi nas eleições presidenciais de 2002. A 21 de abril desse ano, aos 73 anos e na sua quarta candidatura ao Palácio do Eliseu, surpreendeu ao qualificar-se para a segunda volta das presidenciais, o que foi sentido como um sismo político em França. Em reacção, durante duas semanas, milhões de pessoas marcharam contra o racismo e a extrema-direita, o que permitiu facilmente a reeleição de Jacques Chirac.

Jean-Marie Le Pen retirou-se gradualmente da vida política a partir de 2011. Ele foi sucedido como líder do partido por sua filha, Marine Le Pen, que desde então concorreu à presidência três vezes e transformou o partido, agora denominado Reunião Nacional, em uma das principais forças políticas do país. O fundador da Frente Nacional conhecido pelos seus comentários xenofóbicos e antissemitas deixou um legado de favorecimento aos grupos que hoje pregam a intolerância, principalmente contra argelinos e marroquinos, populações africanas que moram como imigrantes na França. 😠🤬😤

#morrejeanmarielepen
#historiarecentedafranca
#historiadaextremadireitamundial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📻 Agência Reuters e D.W.
💻 Portais G1, R7 e UOL
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 06.01.25 - Fernanda Torres Ganha o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama

🏆🎥 🎞 👩‍🦰 🎞 📽 🏆

✨🌙 Já era madrugada de segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2025, quando FERNANDA TORRES conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, na 82ª edição do Globo de Ouro (Golden Globe), sendo a primeira atriz brasileira a triunfar nesta premiação. A categoria de Melhor Atriz de Drama é uma das últimas a ser reveladas, quase três horas após o início da cerimônia. Coube a atriz Viola Davis fazer o anúncio da vencedora. A brasileira concorria com grandes nomes do cinema internacional, como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Até Fernanda Torres, antes da festa, chegou a declarar que as chances dela eram nulas.

25 anos antes, sua mãe, Fernanda Montenegro ganhou o “Globo de Ouro” de “Melhor Filme Estrangeiro” com “Central do Brasil”, com ela no papel principal. A última indicação brasileira para o Globo de Ouro foi em 2005, com o filme "Diários de Motocicleta" (2004), dirigido por Walter Salles, que curiosamente dirigiu os três filmes brasileiros que conseguiram ser indicados para esta premiação ao longo dos anos.

“Ainda Estou Aqui” é um filme dirigido por Walter Salles, num relato biográfico de parte da vida de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido pela ditadura militar. O filme é baseado no livro autobiográfico homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Paiva. O papel de Eunice é interpretado por Fernanda Torres. Fernanda Torres entrega uma performance monumental, mostrando que o talento corre no sangue e que a força de nossas atrizes segue escrevendo a história do cinema.

O longa de Salles perdeu o prêmio de melhor filme estrangeiro para a produção francesa, “Emília Pérez”, que levou os quatro troféus, acumulando ainda Melhor Comédia ou Musical, atriz coadjuvante (Zoe Saldaña) e canção original ("El mal"). A película é na verdade um musical sobre um traficante de drogas mexicano, que faz a transição de gênero e começa uma nova vida. Gravado quase inteiramente em espanhol e dirigido pelo francês Jacques Audiard, o longa contou com dez indicações, um recorde para uma produção musical ou de comédia nesta cerimônia de premiação.

No seu discurso, a Fernanda Torres admitiu que não estava preparada para vencer a categoria e dedicou o prêmio para a mãe, Fernanda Montenegro: "Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu". O Brasil está em festa. Essa vitória não é apenas de Fernanda, mas de todo o cinema nacional. É mais um passo rumo à valorização de nossas histórias e do poder da arte brasileira. 🏆🌐♥️

#fernandatorresganhaglobodeouro #historiadocinemanacional #historiadocinemainternacional #GoldenGlobe2025 #FernandaTorres #AindaEstouAqui #WalterSalles #DitaduraNuncaMais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a atriz Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda, acesse:

💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2024/10/hoje-na-historia-161024-95-anos-do.html

⏳#muitahistoriapracontar⌛

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...