quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 24.12.25 - Centenário do Nascimento de Geraldo Pinho Alves

🌟 🎉 1️⃣0️⃣0️⃣ 🎉 🌟 

🎂👶 Num dia como hoje, 24 de dezembro, há exatamente 100 anos, nascia em Olinda, GERALDO PINHO ALVES, médico cardiologista e ex-prefeito da cidade do Paulista, na região metropolitana do Recife, durante três gestões. Além de prefeito, ele também foi deputado estadual, sendo cassado em 1969. Até hoje é um dos principais personagens da política local, sendo lembrado por muitos munícipes como um dos melhores prefeitos dos últimos anos da cidade.

Geraldo Pinho Alves se formou em Medicina Médico em 1952 pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretor do SAMDU em Paulista.

Iniciou a vida pública em 1958, sendo eleito prefeito do Paulista quando, ainda na campanha, prometeu trazer a energia elétrica e assim o fez. Foi eleito Deputado Estadual em 1962 e após o Golpe militar em 64, foi um dos líderes de oposição na Assembleia, participando ainda para  a fundação do MDB. Foi reeleito Deputado Estadual em 1966 e escolhido pela imprensa especializada como o "Deputado do Ano". Por fazer oposição ao Regime Ditatorial e defender a democracia e o governo popular de Miguel Arraes, foi cassado em 1969 e proibido de exercer a política.

Como médico, implantou a Policlínica Geral do Paulista, foi chefe do serviço radiológico do Hospital Agamenon Magalhães e do Getúlio Vargas.

Mais de uma década depois, ao recuperar os Direitos Políticos, é novamente eleito Prefeito do Paulista em 1982, tendo a sua gestão de 83 a 88, considerada como uma das melhores do Estado. Ainda durante essa Gestão, no ano de 1986, foi indicado pelos prefeitos do MDB para compor a chapa de Miguel Arraes como vice-governador. Embora muito honrado, negou, pois isso significaria ter que deixar a gestão em  Paulista.

Em 1994 foi nomeado pelo então Governador Miguel Arraes presidente do IPSEP e em 1997, pela terceira vez, foi Prefeito do Paulista, onde deu continuidade a sua missão de governar para os que mais precisavam e para o progresso da cidade que tanto amou, até falecer em 2 de dezembro de 2000.

Após a sua morte, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por iniciativa do Deputado Guilherme Uchoa, aprovou uma lei que renomeou a PE-22 como Rodovia Prefeito Geraldo Pinho Alves. No dia 28 de Setembro de 2009, Pinho Alves foi homenageado postumamente pelos serviços prestados ao estado e ao município do Paulista. Homenagem realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, na figura do Deputado Amaury Pinto.

Em 27 de Janeiro de 2010, o então Governador Eduardo Campos, com a presença do presidente Lula e da então ministra Dilma Rousseff, inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Paulista e esta recebeu o nome de Geraldo Pinho Alves em homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado.

Por iniciativa da população, em 2019 uma escola municipal do Bairro de N. Sra. da Conceição, em Paulista, recebeu o nome de Geraldo Pinho Alves. Em 2022, o Clube Municipal do Nobre, adquirido na terceira gestão do Prefeito Geraldo Pinho Alves, foi requalificado pelo Prefeito Yves Ribeiro e ganhou o nome de Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves.

No dia 17 de dezembro deste ano, na Câmara Municipal do Paulista, foi realizado um Seminário sobre os 100 Anos de Geraldo Pinho Alves, sua vida, sua obra e seu legado. Coordenada pelo professor e historiador José Ricardo (IHGAAP-IAHGP-ALAP), idealizador do evento, a mesa de expositores contou com a presença dos ex-vereadores Carlindo Batista e Maurílio Cavalcanti, e também da filha do ex-prefeito, Bianca Maria Russell de Pinho Alves.

Várias autoridades e políticos da gestão Pinho Alves estiveram presentes como o ex-vereador Cláudio Russel, e o ex-secretário Ivanildo Rodrigues. Estiverem presentes na ocasião, além de Bianca, os seguintes filhos dele: Marco Antônio Russell de Pinho Alves, Kátia Maria Pinho Alves Barreto Campelo, Geraldo Pinho Alves Filho, Sérgio Russell de Pinho Alves. A solenidade foi organizada pelo Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico da cidade do Paulista (IHGAAP), pelo Movimento Pró Museu e pelo projeto Muita História pra Contar.

Estiveram também presentes: o desembargador Marcelo Russel Vanderley, o diretor do legislativo da Câmara Municipal Homero Russel, o engenheiro Antônio Veras, o sindicalista histórico Ivanildo Rodrigues, e os ex-vereadores Aluízio Camilo e Manoel Alencar, dentre outras personalidades locais.

O legado de Geraldo Pinho Alves até hoje permanece vivo na Cidade das Chaminés pelas obras que deixou, pelos relatos das pessoas com quem ele conviveu e pela memória política que ele construiu enquanto gestor ao longo dos anos, um nome que ficará para sempre na lembrança dos paulistenses, motivo de orgulho e admiração por todos aqueles que sonham com uma Paulista para todos, sem distinção, e linda, altiva e preservada como deveria ser. Celebrar seu centenário é manter viva a memória de um dos mais ilustres políticos de nossa cidade. ❤✨ 👏👏👏👏👏👏

#100anosdonascimentodegeraldopinhoalves
#centenariodegeraldopinhoalves
#historiapoliticalocal
#memoriapoliticalocal
#GeraldoPinhoAlves100Anos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Geraldo Pinho Alves, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...