sábado, 20 de dezembro de 2025

HOJE NA HISTÓRIA - 20.12.25 - Morre o Rei do Bolero Lindomar Castilho

🎶🖤🎤🎺 🧓 🎷🎤🖤🎶

✝️ LUTO 😞 O cantor LINDOMAR CASTILHO, que fez sucesso no Brasil na década de 1970, morreu hoje (20 de dezembro), em Goiânia (GO), aos 85 anos. Diagnosticado com Parkinson, ele estava com a saúde fragilizada há cerca de 10 anos. A notícia foi dada pela filha dele, a coreógrafa Lili de Grammont, por um post nas redes sociais. A notícia fez com que o passado obscuro do artista voltasse aos holofotes: em 1981, no auge da carreira, ele matou a ex-esposa, a cantora Eliane de Grammont.

Lili comentou sobre o crime em seu post de despedida. “Meu pai partiu! E como qualquer ser humano, ele é finito, ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”. Ela estava com apenas 2 anos de idade, quando perdeu a mãe.

Lindomar Castilho nasceu Lindomar Cabral, na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, em 1940. Gravou seu primeiro álbum Canções que não se Esquecem, em 1962. Logo começou a fazer sucesso cantando boleros e sambas-canções.

Lança mais de 30 discos ao longo da carreira, 20 deles no exterior. Em 2001,“Você é Doida Demais” é escolhida como tema do seriado Os Normais da Rede Globo. Em 2011, Eu Vou Rifar Meu Coração intitula do documentário de Ana Rieper (1975) sobre o imaginário romântico brasileiro expresso na chamada música “brega”.

As canções de Lindomar têm como principal tema a desilusão amorosa, com letras sentimentais e referências à traição, ao desamparo e ao abandono. Exemplo é a canção “Vou rifar meu coração”. Teve como seu maior parceiro Ronaldo Adriano. Carreira e vida de Castilho modificam-se após ser preso pelo assassinato da ex-esposa.

A história de Lindomar e Eliane começou em 1979, quando o casal se casou. Juntos, eles tiveram uma filha, Lili De Grammont. A união, no entanto, não durou muito. De acordo com relatos da época, o famoso, considerado o Rei do Bolero, tinha um comportamento agressivo e violento, agravado pelo alcoolismo. Assim, a então esposa pediu o divórcio cerca de um ano após o casamento.

Segundo a Billboard, Eliane retomou a carreira musical após a separação e passou a se apresentar ao lado do violonista Carlos Randall, primo de Lindomar Castilho, em casas noturnas de São Paulo.

A carreira da cantora paulista, no entanto, foi encerrada de maneira trágica: em 30 de março de 1981, Lindomar invadiu a boate onde a ex-companheira se apresentava e atirou cinco vezes contra ela. Relatos afirmam que o cantor agiu por ciúmes. Um dos tiros disparados por Lindomar feriu também Carlos Randall.

O cantor foi preso em flagrante. Três anos depois, em 1984, ele foi condenado por júri popular a 12 anos e 2 meses de prisão pelo homicídio. Lindomar Castilho cumpriu parte da pena em regime semiaberto e obteve liberdade definitiva em 1996.

Enquanto estava preso em um presídio de Goiânia, o cantor chegou a gravar um álbum chamado Muralhas da Solidão. Em 2000, já livre, ele tentou retomar a carreira musical e voltou aos estúdios. O disco Lindomar Castilho ao Vivo revisitou antigos sucessos do artista, mas a recepção do público não foi das melhores. Assim, ele se afastou dos palcos e, em 2005, encerrou a carreira.

A história de Lindomar Castilho poderia ter sido outra se não fosse a cultura patriarcal, machista e misogina que diariamente transforma homens em assassinos de mulheres vítimas de uma violência brutal, covarde e desumana. Por isso a importância de buscar ajuda e denunciar as agressões às autoridades competentes. Quem ama não mata, fica a lição. 😞😓😥😢😭

#morrelindomarcastilho 🖤
#lutoporlindomarcastilho 🥀
#adeuslindomarcastilho 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas para a postagem:

🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
💻 Portais G1, UOL e Metropolis.
🎼 Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

👉 Para saber mais sobre Lindomar Castilho, o rei do bolero, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...