segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

HOJE NA HISTÓRIA - 12.01.25 - O Agente Secreto e Wagner Moura são premiados no Globo de Ouro 2026

🏆🎥 🧔‍♂️ 🎞 📽 🏆

✨🌙 Já era madrugada de segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026, quando O AGENTE SECRETO, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, na 83ª edição do Globo de Ouro (Golden Globe). Além desta premiação, o longa consagrou o ator WAGNER MOURA, que conquistou o prêmio de Melhor Ator de Drama pela atuação como protagonista da trama. A produção gravada em pontos icônicos de Recife, capital pernambucana, vem se consolidando como forte concorrente ao Oscar 2026.

Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

"Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes", afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho no palco após receber a estatueta pela premiação de melhor filme estrangeiro.

A categoria de Melhor Ator de Drama foi uma das últimas a ser reveladas, quase três horas após o início da cerimônia. O brasileiro concorria com grandes nomes do cinema internacional, como Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de lutador: The Smashing Machine"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").

Ao receber o prêmio de Melhor Ator de Drama, Wagner Moura transformou o palco em espaço de reflexão. Falou de memória, de trauma geracional e da transmissão de valores como forma de resistência. Dedicou o prêmio a quem permanece fiel a esses valores em tempos difíceis, à família e ao Brasil. Um discurso que ampliou o alcance simbólico da vitória e conectou arte, política e afeto.

O longa de Kleber Mendonça perdeu o prêmio de melhor filme dramático para "Hamnet: A vida antes de Hamlet" dirigido por Chloé Zhao, baseado no romance de 2020 de Maggie O'Farrell. Apesar disto, nunca um filme nacional chegou tão bem cotado logo na largada, nem mesmo Ainda Estou Aqui (2024). Esta é a primeira vez na história que o Brasil vence dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro. É mais um passo rumo à valorização de nossas histórias e do poder da arte brasileira. 🏆🌐♥️

#wganermouraganhaglobodeouro #oagentesecretoganhaglobodeouro #historiadocinemanacional #historiadocinemainternacional #GoldenGlobe2026 #WagnerMoura #OAgenteSecreto #KleberMendoncaFilho #DitaduraNuncaMais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a vitória de Fernanda Torres na edição do Globo de Ouro de 2025, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...