quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

HOJE NA HISTÓRIA - 08.01.26 - 3 Anos dos Atos Golpistas em Brasília

🇧🇷💣💥 😠 💥💣🇧🇷

🏛️🖤 Num dia como hoje, 8 de janeiro, terroristas golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, atacaram a sede dos Três Poderes no plano central da cidade. As manifestações vinham sendo convocadas pelas redes sociais durante a semana (o que deixa claro que houve quem financiasse e organizasse os terroristas) e ao domingo, mais de 100 ônibus chegaram à cidade, com milhares de bolsonaristas, que ocuparam a cidade com a conveniência da polícia do Distrito Federal que nada fez para evitar o ataque aos símbolos do poder republicano brasileiro.

Foram atacados o Congresso Nacional, o Senado Federal, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal. As imagens feitas pelos próprios terroristas mostram que houve destruição de mobiliário, equipamentos e documentos dos prédios invadidos, com danos irreparáveis à obras de arte, inclusive um quadro de Di Cavancanti, e ao acervo que ficava exposto nos edifícios governamentais. A situação ficou totalmente incontrolável e insustentável até que as forças de segurança nacional conseguiram desocupar os prédios invadidos, usando bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Ainda no domingo, dia 8, mais de 400 terroristas foram presos. Ainda no final da tarde, o presidente Luís Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por sua vez, exonerou o secretário de Seguraça Anderson Gustavo (ambos são apoiadores do ex-presidente). As cenas de destruição e depredação foram compartilhadas pelas redes sociais e chocaram o mundo. Mensagens de repúdio ao ocorrido foram enviadas ao governo brasileiro por vários presidentes e chefes de Estado mundiais.

A maioria dos executores dos atos antidemocráticos e golpistas de 2023 foram julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro e vários militares de alta patente. Outros condenados cumprem pena no presídio da Papuda e no Colmeia em Brasília. A maioria dos golpistas deixou provas irrefutáveis de sua participação na invasão e depredação dos prédios públicos em Brasília (vídeos, fotos, cadastramento no wifi da Câmara, etc) o que facilitou o trabalho das polícias e do S.T.F.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, hoje, o projeto de lei que previa a redução das penas impostas aos condenados pelos ataques golpistas de 2023. A decisão foi anunciada durante cerimônia no Palácio do Planalto que marcou os três anos dos atos contra as sedes dos Três Poderes. Caso fosse sancionada, a proposta abriria espaço para a redução de penas de diversos réus já condenados pelo Supremo Tribunal Federal, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao flexibilizar parâmetros usados na fixação das sanções criminais. 

A sanha de neofascistas, inspirados por Bolsonaro e Trump (cujos apoiadores invadiram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021), que desejam espalhar o caos para justificar uma intervenção armada e impôr sua vontade política sobre o povo brasileiro não podem, nem devem, ser toleradas. O que aconteceu naquele fatídico 8 de janeiro foi o pior ataque ataque à ordem democrática desde a redemocratização em 1985. 😞😓😥

#3anosdosatosterroristasembrasilia
#historiarepublicanabrasileira
#historiarecentedobrasil
#Atentadosde8deJaneiro
#NeofascismoBrasileiro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre os desdobramentos das punições aos golpistas do 8 de janeiro, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...