⚰️🦠🧫 😭 ⚰️🦠🧫
🤧🤒😷 O primeiro caso de COVID-19 no Brasil foi confirmado em 25 de fevereiro de 2020, há exatamente dois anos. O paciente número um era um homem de 61 anos que havia retornado para São Paulo após ter viajado para a Itália (no mês seguinte, ele se curou). Foi o início de um período difícil que ainda não se sabe quando terá fim. Logo após a confirmação do primeiro caso, a doença passou a se espalhar rapidamente pelo país. A primeira morte foi registrada em 17 de março de 2020. A vítima foi um homem de 62 anos, de São Paulo. Três dias depois, o Brasil decretou estado de calamidade pública.
A partir daí, medidas de isolamento social foram decretadas por todo o país, em maior ou menor grau. Mas os esforços contra a doença não foram suficientes para conter a COVID-19. No dia 19 de maio de 2020, o Brasil registrou pela primeira vez mais de mil mortes em decorrência da doença em um período de 24 horas. Em 19 de junho de 2020, o país atingiu um milhão de casos do novo coronavírus. Menos de um mês depois, já haviam sido registrados 2 milhões de casos. Em seguida, foram oito meses para atingir 5 milhões de casos e quase metade desse tempo para que o número dobrasse.
No final de dezembro de 2020, começaram a ser aplicadas as primeiras doses de vacina contra a COVID-19. Em fevereiro de 2021, pouco mais de seis milhões de brasileiros haviam sido vacinados. Às vésperas de completar um ano do primeiro caso, o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de infectados pela doença. Até agora, a COVID-19 causou a morte de cerca de 647 mil pessoas no país. 😞😓😪😢😭
#2anosdecovid19nobrasil
#historiadasepidemiasbrasileiras
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel do Brasil (adaptado e atualizado)
👉 Para saber mais sobre a pandemia do Covid-19 no Brasil, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário