🎹 🎶 🇧🇷 😩 🇧🇷 🎶 🎹
🎼 Num dia como hoje, 6 de setembro, há exatamente 100 anos era oficializado como letra do HINO NACIONAL BRASILEIRO o poema do crítico literário Joaquim Osório Duque-Estrada, através do Decreto nº 15.671, assinado pelo presidente Epitácio Pessoa, na véspera do Centenário da Independência do Brasil em 1922. A versão atual da música do hino é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865), que é anterior à oficialização da letra do hino.
Os versos atuais são a terceira versão a acompanhar os acordes de Francisco Manoel da Silva. A primeira letra é de 1831, e tratava da abdicação de dom Pedro I. A segunda letra veio em 1841, por ocasião da coroação de dom Pedro II, cujos versos exageravam na bajulação ao soberano. Com o golpe que derrubou o Império (em 15 de novembro de 1889) o novo governo logo se empenhou em sepultar os legados monárquicos e substituí-los por símbolos nacionais republicanos. Por isso, organizou um concurso público para escolher um novo hino, mas no meio da competição houve uma reviravolta.
Influenciado por militares e jornalistas, o presidente Manuel Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido – mas só a melodia, sem a letra. Assim, durante as três primeiras décadas da República, o Hino Nacional foi destinado a ser apenas ouvido, e não cantado.
Em 1906, na Tribuna da Câmara dos Deputados, o escritor Coelho Neto, em seu discurso proferiu que fosse elaborado um poema à altura da nação brasileira, argumento que levou o então Ministro da Justiça Dr. Augusto Tavares de Lira, a decretar aberto o concurso para escolher uma letra para o hino.
No dia 6 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa assinou a lei que oficializou os versos pomposos do poeta Joaquim Osório Duque-Estrada (que começam com “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”) como aqueles que devem acompanhar a melodia composta quase um século antes por Manoel da Silva.
Em 1922, através do Decreto nº 4559, ficou conferido ao Poder Executivo autorização para adquirir as propriedades dos versos. O dia de oficialização da letra do Hino Nacional é comemorado no dia 6 de Setembro, conforme estabelecido na Constituição brasileira de 1988. Junto com o Hino Nacional, a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e o Brasão de Armas, são os símbolos que representam o Brasil. 🎶📖🎵
#100anosdaoficializacaodohinonacional
#historiadossimbolosnacionais
#simbolosnacionais
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais o Hino Nacional Brasileiro, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/04/hoje-na-historia-130421-190-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário